Depois de atuar por grandes clubes do futebol brasileiro, como Santos, Grêmio e Flamengo, o lateral-direito Pará atualmente se aventura pelo futebol amador. O atleta hoje é peça chave no SE Metalúrgicos, um time de várzea de São Caetano do Sul, onde atua desde agosto de 2023.
Aos 38 anos, o atleta disputa atualmente a “Copa do Busão”, um torneio amador da região metropolitana de São Paulo cujo prêmio para o vencedor é um ônibus personalizado com o escudo da equipe, além de medalhas e troféu. Pará ainda está em campo na Super Copa Zona Leste 2024, cujo prêmio para o clube campeão é de R$120 mil e 100 camisas especialmente confeccionadas para os torcedores.
A carreira de Pará antes da várzea
Nascido em Santo André, São Paulo, Pará iniciou sua carreira profissional no futebol pelo time de sua cidade natal e depois passou pelo Santos, onde teve seu nome elevado ao cenário nacional ao atuar ao lado de nomes como Neymar e Ganso.
A partir daí, defendeu o Grêmio e o Flamengo. Em 2019, retornou ao Santos e marcou presença em campos sul-americanos na final da Copa Libertadores de 2020. Foi no ano de 2022 que o atleta teve uma breve passagem pelo Brusque, time da Série B, antes de marcar presença no elenco da Portuguesa para a disputa do Campeonato Paulista de 2023.
Pará e seus títulos no futebol profissional
Ao longo de sua carreira, Pará acumulou uma lista de títulos importantes no futebol brasileiro. Com a camisa do Flamengo, conquistou a Libertadores e o Campeonato Brasileiro de 2019, além de outros torneios de menor expressão. Pelo Santos, fez parte do elenco campeão da Libertadores de 2011 e da Copa do Brasil de 2010, além de conquistar o Campeonato Paulista em 2010 e 2011.
Já com a camisa do Santo André, estava presente nas conquistas da Copa do Brasil de 2004 e do Campeonato Paulista – Série A2 de 2008. Preparado com a experiência de quem rodou o futebol brasileiro, agora o atleta vem para fazer a diferença nos gramados amadores de São Caetano do Sul.