Na noite de quarta-feira, mais um clube assegurou sua participação no Mundial de Clubes de 2025. Com a eliminação do RB Leipzig da Liga dos Campeões, o Borussia Dortmund garantiu sua vaga no torneio, que já conta com três representantes do futebol brasileiro confirmados: Flamengo, Palmeiras e Fluminense.
O Borussia tornou-se o 20º time a confirmar presença no Mundial de Clubes, que terá um novo formato a partir do próximo ano. A competição será expandida para 32 equipes e ocorrerá nos Estados Unidos entre junho e julho de 2025. A classificação do time alemão foi obtida através da pontuação alcançada no ranking da FIFA.
Com a derrota para o Real Madrid, o Leipzig não tem mais chances de alcançar a pontuação do Borussia Dortmund no ranking. Esse ranking considera o desempenho das equipes nas principais competições de cada continente entre os anos de 2021 e 2024. Como o Bayern de Munique já está garantido, as duas vagas destinadas aos clubes alemães foram preenchidas.
Os times brasileiros já confirmados são Palmeiras, Flamengo e Fluminense. Embora cada país tenha direito a apenas dois representantes, os três conquistaram a classificação por terem sido os últimos vencedores da CONMEBOL Libertadores nos anos de 2021, 2022 e 2023. Caso um clube brasileiro fora desse trio vença novamente o torneio, o Brasil poderá ter até quatro representantes no Mundial.
Além dos campeões das últimas três edições da Liga dos Campeões (Manchester City, Real Madrid e Chelsea), outros cinco times garantiram vaga através do ranking da FIFA: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto e Benfica.
O vencedor da atual Liga dos Campeões também ingressará diretamente na competição organizada pela FIFA. Mais duas vagas serão concedidas aos clubes de Itália e Espanha mais bem colocados no ranking da entidade. Outras nove vagas estão em aberto para times da Concacaf, Ásia, América do Sul, África e EUA.
O Mundial de Clubes de 2025 contará com oito grupos na fase inicial, com quatro times em cada grupo, disputando jogos únicos entre si. Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final, com a fase eliminatória também realizada em partida única. A disputa pelo terceiro lugar foi eliminada da competição.