O Palmeiras é um dos maiores clubes brasileiros e já teve grandes treinadores ao longo de sua história como Luiz Felipe Scolari, Vanderlei Luxemburgo e Abel Ferreira. No entanto, nenhum deles brilhou tanto e conquistou tantos corações alviverdes como Oswaldo Brandão, um ícone que deixou uma marca indelével no clube. Nascido em 18 de setembro de 1916, Brandão não apenas jogou pelo Palmeiras, mas também se tornou uma lenda como treinador.
Brandão iniciou sua jornada no Palmeiras como jogador em 1942, após uma passagem pelo Ypiranga. Rapidamente, ele se destacou como meio-campista e começou a colecionar títulos, incluindo os paulistas de 1942 e 1944. No entanto, uma lesão nos joelhos encerrou sua carreira como atleta aos 29 anos.
Lesão fez com que Oswaldo Brandão virasse treinador do Palmeiras
Mas Brandão não se afastou do futebol. Ele se tornou treinador e, em 1945, assumiu o comando do Palmeiras pela primeira vez. Ao longo de sua carreira como técnico, ele liderou o clube em quatro passagens distintas, mas foi a última delas, a partir de 1971, que o eternizou como uma figura lendária.
Foi nesse período que Brandão comandou a “Segunda Academia,” uma formação memorável que conquistou títulos notáveis, como o Campeonato Paulista de 1972, o Campeonato Brasileiro de 1972 e 1973, além do Campeonato Paulista de 1974. Com um estilo que equilibrava firmeza e estratégia, Brandão se tornou o treinador com mais jogos no comando do Palmeiras, deixando um legado de sucesso que ainda ecoa na Academia de Futebol .