A Cidade do Galo, é o centro de treinamentos do Atlético-MG, que a tem como um de seus grandes orgulhos. Além disso, o CT é visto como uma referência no futebol brasileiro já que em 2010, foi reconhecido como o melhor do Brasil.
A grande estrutura fez com que o local abrisse suas portas para diversas seleções nacionais e clubes de todo o mundo. A Seleção Brasileira, as seleções do Uruguai e da Argentina, entre outras, já desfrutaram das comodidades oferecidas pelo CT.
Durante a Copa do Mundo de 2014, a Cidade do Galo se destacou como a casa da Seleção Argentina e de seu astro, Lionel Messi. Foi ali que a Albiceleste fez sua preparação até a final, mas acabou derrotada pela Alemanha por 1 a 0 na prorrogação
Se hoje o Atlético consegue oferecer um bom local de treino para os seus atletas, nem sempre foi assim. Antes da inauguração da Cidade do Galo o time principal e as categorias de base treinavam na Vila Olímpica, localizada no bairro Planalto.
Foi apenas em 1982 que o adquiriu o terreno do centro de treinamentos através de uma parceria com a empresa de cimentos Precon, que cedeu a área em troca de ter sua marca nas camisas da equipe. Somente em 1984, o primeiro campo, a concentração e a lavanderia foram inaugurados, mas mesmo assim os atletas e as categorias de base ainda não utilizavam as estruturas do novo CT.
O cenário começou a mudar em 1997, quando a Vila Olímpica foi planejada para se transformar em um parque aquático. Então o Atlético passou a enxergar a Cidade do Galo como a melhor opção para o Centro de Treinamento. A partir de 1999, o clube priorizou esse local, realizando obras de modernização e deixando de utilizar os campos da Vila Olímpica.
Em 2001, o investimento na infraestrutura foi intensificado, e todas as categorias de futebol do Galo foram transferidas para o local em 2005, após a conclusão das obras. Um grupo chamado “Amigos do Galo” desempenhou um papel crucial ao doar recursos financeiros em troca de experiências VIPs, auxiliando na concretização desse sonho.
Apesar disso, durante o mandato de Alexandre Kalil, presidente de 2009 a 2014, o clube recusou mais ajuda do grupo e até mesmo demoliu um mural em homenagem aos benfeitores.
Foi somente em 2006 que os atletas começaram a se concentrar em um hotel próprio dentro do terreno da Cidade do Galo, em vez de usar instalações terceirizadas.
Em 2017, mais melhorias foram implementadas, com a construção de três campos adicionais e um mini estádio para as categorias de base.