Nove dos 20 clubes que participam da Série A do Campeonato Brasileiro enviaram um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo uma pausa na competição durante a Copa América.
Segundo Luís Carlos Azevedo, gerente de futebol do Flamengo, além do clube do Rio de Janeiro, Athletico-PR, Atlético, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco também solicitaram a paralisação.
“Este tema está sendo tratado diretamente pelo presidente (Rodolfo Landim), pelo vice-presidente (Rodrigo Dunshee) e o (Bruno) Spindel (diretor executivo de futebol). Existe, sim, uma conversa para que tenha uma atenção, para que os clubes tenham prejuízo a menos”, disse Luís Carlos Azevedo em coletiva de imprensa.
A Copa América, que faz parte do calendário oficial da FIFA, será realizada de 20 de junho a 14 de julho nos Estados Unidos. Durante este período, os clubes são obrigados a liberar seus jogadores para as seleções nacionais, o que pode causar desfalques significativos na disputa das rodadas do Brasileirão. Entre as equipes da Série A, muitos jogadores representam seleções sul-americanas em competições internacionais.
Proposta de Inversão de Jogos
Para minimizar os impactos da liberação de jogadores durante a Copa América, os clubes propuseram uma inversão dos jogos do Brasileirão com as oitavas e quartas de final da Copa do Brasil.
De acordo com a proposta, as partidas finais da Copa do Brasil seriam realizadas em 11 e 15 de dezembro, encerrando o calendário do futebol nacional. Os clubes aguardam uma posição oficial da CBF sobre o pedido, que busca minimizar os prejuízos esportivos de ter importantes jogadores ausentes durante a Copa América.