Futebol e novelas, duas paixões brasileiras que, ao longo das décadas, se entrelaçaram nas telas da TV. Com a proximidade da Copa do Mundo de 2022, que terá início no Catar no próximo domingo, 20 de novembro, vale a pena relembrar algumas tramas que destacaram o esporte mais querido do Brasil. Produções como Vereda Tropical, Avenida Brasil e Quanto Mais Vida, Melhor! são alguns exemplos, sendo que muitas delas estão disponíveis para assistir no serviço de streaming da Globo, o Globoplay.
Vereda Tropical (1984)
Mário Gomes interpretou Luca, um jogador de futebol em busca de sucesso, contra a vontade do pai. Em times paulistas de divisões inferiores, Luca enfrentou desafios, brigas e uma lesão séria. Apesar dos altos e baixos, o personagem conquistou o sucesso ao ser contratado pelo Corinthians, marcando um gol em sua estreia no Morumbi.
Suave Veneno (1999)
Rodrigo Faro, antes de se tornar um renomado apresentador de TV, atuou como Renildo Soares, um jovem filho de porteiro com o sonho de se tornar jogador de futebol. Contratado pelo Flamengo, Renildo descobre um problema de saúde que ameaça seus planos, enquanto se envolve em um relacionamento com Marina, interpretada por Deborah Secco.
Avenida Brasil (2012)
Considerada uma das grandes novelas da história recente, Avenida Brasil apresentou o Divino Futebol Clube, um time fictício do subúrbio do Rio de Janeiro. Presidido por Diógenes e tendo Tufão como ídolo, a trama envolveu personagens como Jorginho, Leandro e Roni, explorando as relações no universo do futebol. Cenas foram gravadas no Parque do Sabiá, em Uberlândia, simulando o Maracanã.
Irmãos Coragem (1970/1995)
A trama original, lançada após a vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970, destacou Duda, atleta do Flamengo. No remake dos anos 1990, interpretado por Marcos Winter, o personagem jogava tanto pelo Flamengo quanto pelo Corinthians, com cenas gravadas no Pacaembu e participação de jogadores reais como Marcelinho Carioca, Viola e Zé Elias.
Quanto Mais Vida, Melhor! (2022)
Neném (Wladimir Brichta), um ex-ídolo do Flamengo convocado pela seleção brasileira, revive sua carreira ao receber uma sondagem da Ponte Preta. Com cenas no Maracanã e no Giulite Coutinho, do América, o personagem busca retomar seu lugar no futebol ao lado de novos colegas de equipe.