Após a tentativa inicial de ressuscitar a Copa Sul-Minas neste ano não se concretizar, uma nova investida para trazer de volta a competição, no qual o Atlético foi duas vezes 3° lugar, está sendo planejada para 2025. A revelação veio do presidente da SAF do América, Marcus Salum, em uma entrevista ao ‘O Tempo Sports’ na última segunda-feira (25).
De acordo com o dirigente, a falta de consenso por parte dos clubes gaúchos foi o principal obstáculo para a retomada do torneio. Vale ressaltar que a competição também inclui equipes dos estados do Paraná e de Santa Catarina.
“Infelizmente, o pessoal do Rio Grande do Sul não apoiou neste ano. Voltaremos à carga para tentar implementar isso no ano que vem”, disse Marcus Salum.
Essa ideia da Copa Sul-Minas neste ano foi inicialmente discutida em outubro de 2022, durante a reunião arbitral que delineou os detalhes do Campeonato Mineiro de 2023. Naquela ocasião, houve uma alteração na fórmula do Estadual, reduzindo o número de datas de 14 para 12, com o intuito de abrir espaço para a possível retomada do torneio envolvendo equipes de Minas Gerais e do Sul do país.
Naquela época, a Federação Mineira de Futebol (FMF) indicou que a expectativa era realizar a competição este ano, imediatamente após os campeonatos estaduais. A entidade afirmou estar em diálogo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para auxiliar no planejamento do calendário, incluindo a inserção desse torneio.
Atlético na Copa Sul-Minas
Em 2001 e em 2022, o Atlético, como já citado, ficou em 3° lugar na Copa Sul-Minas. É válido ressaltar que em ambas edições, o Alvinegro foi eliminado pelo Cruzeiro.