Brasileiros NÃO estão pra brincadeira e dominam as transferências em janeiro

A última janela de transferências de jogadores, ocorrida em janeiro, movimentou um montante financeiro significante. Analisando as dez maiores negociações envolvendo jogadores sul-americanos, nota-se que a maioria dos atletas negociados são brasileiros, mostrando a expressiva presença do país neste cenário.

Bruno Guimarães, meia brasileiro revelado pelo Athletico Paranaense, foi o sul-americano mais valorizado da janela, após a sua transferência para o Newcastle, da Inglaterra. O valor da negociação chegou a 33,3 milhões de libras esterlinas, algo em torno de 207 milhões de reais.

Danilo, Renan Lodi e uma promessa para o Paris Saint-Germain

Em seguida, aparece Danilo, ex-Palmeiras, que foi para o Manchester City por 25,7 milhões de libras esterlinas, cerca de 160 milhões de reais. Na terceira posição, o destaque é Renan Lodi, que saiu do Marseille para o Al Hilal por 19,8 milhões de libras esterlinas, o que é equivalente a 123 milhões de reais. Este foi o único negócio desta lista que envolveu uma transferência para fora da Europa.

Na sequência, temos duas promessas brasileiras que foram para o Paris Saint-Germain. Beraldo, zagueiro revelado no São Paulo, foi negociado por 17,4 milhões de libras esterlinas – cerca de 108 milhões de reais. Já Moscardo, volante formado no Corinthians, foi negociado pelo valor de 17 milhões de libras esterlinas – aproximadamente 106 milhões de reais. O jogador vai se apresentar ao clube francês apenas em julho, pois ficará no Corinthians por empréstimo para recuperar-se de uma cirurgia no pé.

Jogadores que deixaram o Brasil

Marcos Leonardo, cria do Santos, é o nono da lista e foi para o Benfica por 15,4 milhões de libras esterlinas – o equivalente a 96 milhões de reais. Ao expandir o raio de análise para o top-20, verificamos mais duas grandes vendas do Palmeiras:

Kevin foi para o Shaktar Donetsk por 12,9 milhões de libras esterlinas (80 milhões de reais), muito próximo ao valor da transferência de Artur para o Zenit por 12,8 milhões de libras esterlinas (79 milhões de reais).

No que tange a contratações de destaque para o futebol brasileiro, a chegada de De La Cruz para o Flamengo figura na lista das principais negociações. O uruguaio foi contratado por 12,5 milhões de libras esterlinas, o que equivale a 78 milhões de reais.

A janela de transferências de janeiro de 2023 demonstrou um cenário promissor para o futebol brasileiro, tanto em termos de valorização de seus atletas quanto de contratações de destaque. A expectativa é que esta tendência se mantenha nas próximas janelas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.