A Argentina e o Paraguai são os países sul-americanos que representarão o continente no torneio de futebol masculino nas Olimpíadas de Paris 2024. O Brasil, atual campeão olímpico, ficou de fora da competição pela primeira vez em 20 anos.
Ainda são necessárias as definições das equipes asiáticas que participarão no torneio olímpico. A seleção dessas equipes virá do torneio pré-olímpico da Ásia, que se realizará entre abril e maio. Além disso, um país africano e outro asiático competirão em uma repescagem para a definição de uma vaga.
Representantes confirmados para Paris 2024
Dentre os 16 países que disputarão o torneio masculino em Paris 2024, estão: – França (como país anfitrião) – Egito, Marrocos e Mali, representando a África – Argentina e Paraguai pela América do Sul.
Estados Unidos e República Dominicana pelas Américas do Norte e Central – Espanha, Israel e Ucrânia pela Europa – Nova Zelândia, representando a Oceania A Inglaterra, atual campeã da Euro Sub-21, não participará das Olimpíadas por não ser filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
A última vez que os britânicos estiveram representados no futebol masculino foi em 2012, nos jogos de Londres. Desde então, nunca houve consenso entre Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e Inglaterra para participar sob a bandeira britânica.
O técnico Rogério Micale, que comandou o Brasil na conquista do ouro olímpico em 2016, buscará seu segundo título, desta vez à frente da seleção do Egito. O torneio de futebol masculino em Paris 2024 terá início no dia 24 de julho. A decisão do ouro será no dia 9 de agosto, no Parque dos Príncipes.