Depois da eliminação precoce no Campeonato Carioca, o Botafogo agora buscando seu desempenho na Taça Rio. O time, que não alcançou as semifinais do Carioca pelo segundo ano consecutivo, corre o risco de não disputar a Copa do Brasil em 2025 se não conquistar o campeonato secundário do futebol carioca.
O regulamento atual da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabelece que as vagas para a Copa do Brasil são distribuídas pelas federações e não mais pelo ranking nacional. Isto significa que se o Botafogo não ganhar a Taça Rio, terá que contar com bons resultados em outros campeonatos, como o Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa Sul-Americana e até a própria Copa do Brasil para garantir sua participação no torneio de 2025.
Desafio: repetir o desempenho de 2023
No ano passado, o Botafogo também enfrentou um desafio semelhante. Depois de ser eliminado no início do Campeonato Carioca, o time conseguiu vencer a Taça Rio e garantir sua vaga na Copa do Brasil, sem ter que depender de outras competições.
Além disso, o Botafogo conseguiu se classificar para a Libertadores, assim como Flamengo e Fluminense, o que resultou na herança das vagas do Carioca para Audax, Nova Iguaçu e Portuguesa.
O próximo desafio do Botafogo será no domingo (10), contra o Sampaio Corrêa, em Bacaxá, pela semifinal da Taça Rio. O horário do jogo ainda não foi definido. Com a determinação e o foco do time, os torcedores esperam que o desempenho do Botafogo na Taça Rio seja suficiente para garantir sua vaga na próxima Copa do Brasil.