Após conquistar o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em 2021, o Atlético-MG chegou para o ano de 2022 como um dos times a ser batido no futebol brasileiro. Embora tenha perdido o técnico Cuca no fim do ano e visto jogadores como Júnior Alonso e Diego Costa deixarem a Cidade do Galo, o alvinegro ainda tinha um elenco bastante forte e prometia ser um dos protagonistas da temporada.
Sob o comando de Turco Mohamed o time ainda não havia engrenado mas logo no começo do ano já teve um grande teste: a Supercopa do Brasil contra o Flamengo. Por ter ganho ambas competições nacionais na temporada passada, o Galo enfrentaria o Flamengo, vice-campeão brasileiro em 2021 na final do torneio.
Rivais históricos, Atlético e Fla começaram a decidir a competição antes mesmo da bola rolar. Isso porque o estádio Mané Garrincha, que geralmente recebe a Supercopa, não poderia receber a decisão da competição.
Sendo assim se iniciou uma grande guerra nos bastidores sobre qual deveria ser o palco da grande final. O Galo alegava que por ser o atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, tinha o direito de mandar o jogo em Belo Horizonte.
Já o Mengão, pedia isonomia da CBF mas queria levar o duelo para cidades onde tinha mais torcida. Após muita polêmica, a entidade optou por colocar a partida em Cuiabá, fato esse que desagradou a diretoria atleticana. Isso porque além da grande distância para BH, a capital do Mato Grosso é um grande recinto de rubro-negros.
Apesar das polêmicas, quando a bola rolou, os torcedores presentes na Arena Cuiabá presenciaram uma grande partida de futebol. Ainda no primeiro tempo Nacho Fernández abriu o placar para o Atlético, mas no segundo tempo Gabigol e Bruno Henrique chegaram a virar o jogo para o Mais Querido, mas Hulk, já nos minutos finais fez 2×2 e levou a partida para os pênaltis.
A decisão nas penalidades foi emocionante, com ambos os times desperdiçando várias cobranças e chegando a ir para as alternadas. Quando todos os jogadores já haviam batido, Hulk converteu seu pênalti e Everson defendeu a cobrança de Vitinho para dar o título ao Atlético.
Embora a temporada de 2022 tenha sido marcada por oscilações por parte do Galo, que terminou o Brasileiro apenas em sétimo lugar, foi eliminado da Copa do Brasil precocemente nas oitavas de final e caiu nas quartas da Libertadores, o título da Supercopa veio como uma consagração para uma das gerações mais vitoriosas da história do clube.