Em 2015, a chegada retumbante do atacante Grafite ao Santa Cruz, vindo de helicóptero, foi um momento que marcou profundamente o jogador e os torcedores. Hoje comentarista do Grupo Globo, Grafite compartilhou suas memórias sobre esse evento em uma entrevista no podcast “Vozes da Vitória”, projeto do ex-zagueiro Danny Morais.
Grafite atribui todas as iniciativas do projeto aterrissagem ao presidente do clube naquela época, Alírio Moraes. “Era uma quarta feira, tinha 8 mil pessoas no Arruda, dia fantástico. Não teve nada de ideia minha, tudo do Alírio”, relembrou Grafite
Grafite e o retorno ao Santa cruz
Pouco depois daquela tarde ensolarada de quarta-feira, Grafite retornou ao Santa Cruz, 13 anos depois da primeira vez em que vestiu o uniforme do clube pernambucano. Apesar da forte concorrência, o ex-jogador escolheu o Santinha em função da gratidão ao clube onde despontou para o futebol nacional.
Além desta gratidão, pesou muito em sua decisão os títulos conquistados no tempo que vestiu a camisa coral: o Campeonato Pernambucano e a memorável conquista da Copa do Nordeste. “Valeu muito a pena, nove meses depois ter aceitado, ter vindo, ter sido campeão… Passei por vários clubes, mas no Santa Cruz foi um sentimento de gratidão mesmo”, relatou.
O atacante revela que se arrepende de ter retornado ao Arruda em 2017, impulsionado pela insistência do então presidente Constantino Júnior. Após resolver problemas familiares na cidade Recife, acabou retornando ao campo, mas lamenta a falta de estrutura e organização do clube naquele período.
Grafite fora dos campos
Desde que pendurou as chuteiras, Grafite assumiu uma nova função no futebol: como comentarista esportivo do Grupo Globo. Ele também tentou apresentar investidores para a constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para o Santa Cruz.
Segundo ele, a falta de transparência do clube impediu o avanço da proposta. Para saber mais sobre a trajetória de Grafite no Santa Cruz e seu trabalho como comentarista esportivo, acompanhe o podcast “Vozes da Vitória”.