O português Jorge Jesus, técnico do clube saudita Al-Hilal, está a caminho de um feito histórico. Seu time está muito perto de quebrar o recorde de maior número de vitórias consecutivas em partidas oficiais, que atualmente pertence ao The New Saints, do País de Gales.
Contudo, a corrida pelo recorde está envolta em polêmica. Duas semanas atrás, o The New Saints acreditou ter atingido 27 vitórias consecutivas, igualando a própria marca anterior. No entanto, o Guinness World Records, responsável por validar esse tipo de conquista, voltou atrás após inicialmente aceitar o novo feito.
O revés do The New Saints
A controvérsia se deve ao confronto entre o The New Saints e o East Fife, nas oitavas de final da Copa Challenge da Escócia em 14 de outubro de 2023. A partida terminou empatada em 2 a 2 no tempo regulamentar e o The New Saints venceu nos pênaltis.
No entanto, para o Guinness, o resultado é considerado um empate, já que a definição aconteceu nas penalidades máximas. “Para nós, vitória é vitória. Então conseguimos 27 vitórias seguidas, um feito fabuloso da equipe do Craig Harrison que merece reconhecimento”, argumentou o The New Saints na época.
Al-Hilal na briga pelo recorde
Se o recorde fosse concedido ao The New Saints, eles estariam com 29 vitórias consecutivas agora. Porém, devido à regra do Guinness, o clube galês está com uma sequência de 37 jogos invictos. Sua última derrota aconteceu em 1º de agosto de 2023, contra o Swift Hesperange, de Luxemburgo, na fase preliminar da Liga Conferência.
Por outro lado, o Al-Hilal do técnico Jorge Jesus, mesmo com 27 vitórias consecutivas, tem apenas 25 contabilizadas para o recorde do Guinness. Isso porque a entidade desconsiderou os triunfos sobre o Inter Miami e o Al-Nassr, por serem partidas amistosas da Riyadh Season Cup.
A corrida pelo recorde continua
Mesmo com as adversidades, o Al-Hilal mantém a vantagem de ter um calendário repleto de jogos e pode superar a marca do The New Saints primeiro. A projeção é que o clube saudita atinja 28 vitórias consecutivas em meados de março.
Ainda nessa semana, a equipe comandada por Jorge Jesus adicionou mais uma vitória a essa sequência imprerssionante, após vencer o Sepahan de virada por 3 a 1, na Champions League da Ásia.
Para o The New Saints alcançar o mesmo feito, a previsão é apenas para o fim do mesmo mês. “Estamos perto de quebrar um recorde mundial de vitórias consecutivas, o que coloca o nome do Al-Hilal e de seus jogadores na história. Mas não é um campeonato.”
“O mais importante é que as vitórias consecutivas nos aproximam de atingir nossos objetivos. É por isso que lutamos”, declarou Jorge Jesus, demonstrando determinação e foco para a conquista do recorde.” O The New Saints entra em campo nessa sexta-feira (23) contra o Caernarfon Town, em uma partida pelo Campeonato Galês.