O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, já passou por diversas transformações até ser reinaugurado em 2014. Esta moderna arena teve um começo humilde como o Estádio Palestra Itália, popularmente conhecido como Estádio Parque Antártica.
O Parque Antártica, situado na zona oeste de São Paulo, foi originalmente concebido como um espaço de lazer pela Companhia Antarctica Paulista no final do século XIX. Com uma vasta área verde, lago, coreto, e até mesmo um campo de futebol, o local rapidamente se tornou um ponto de referência para o esporte e eventos ao ar livre.
Foi ali que em 1902 teve início o primeiro campeonato oficial de futebol do Brasil, o Campeonato Paulista, com uma partida memorável entre o Mackenzie College e o Germânia.À medida que o futebol ganhou destaque, o espaço foi cada vez mais requisitado.
O Palestra Itália entrou na história em 1917, tornando-se um dos principais clubes a usar o campo do Parque Antártica. Com o tempo, o clube, com o apoio da Cia Matarazzo, adquiriu o campo e transformou-o em uma imponente arena, inaugurada em 1933 como o “Stadium Palestra Itália”, com capacidade para 30 mil torcedores, local que foi sua casa até julho de 2009, o antigo Palestra Itália encerrou sua trajetória como estádio de futebol para dar lugar a uma renovação ambiciosa.
O Allianz Parque surgiu desse processo de transformação, inaugurando uma nova era para o clube. Embora tenha se tornado um forte aliado para o Palmeiras desde a sua inauguração em 2014, o Verdão fez sua estreia na nova casa com uma derrota por 2×0 para o Sport. Apesar disso, o primeiro título veio no ano seguinte, quando o alviverde derrotou o Santos e conquistou seu terceiro título da Copa do Brasil.
De lá para cá, o Allianz foi palco de grandes conquistas como as dos Brasileiros de 2016, 2018 e 2022, da Copa do Brasil de 2020 e das Libertadores de 2020 e 2021.