O ex-jogador Ronaldo Nazário, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos e foi vencedor do prêmio de melhor do mundo por três vezes. Segundo dados de especialistas financeiros, o patrimônio líquido do Fenômeno é de cerca de um bilhão de reais. Mas como Ronaldo construiu essa riqueza? A resposta passa não apenas pelos seus antigos salários como jogador, mas também pelos seus empreendimentos no universo empresarial.
Ronaldo abriu seu caminho à fortuna através de investimentos sábios e diversificados. A ventura do Fenômeno no mundo dos negócios tornou-se evidente no futebol, onde é dono e sócio majoritário de dois clubes.
Em dezembro de 2021, Ronaldo adquiriu 90% da SAF do Cruzeiro numa aquisição que custou 400 milhões de reais. Conseguiu, desde essa aquisição, tirar o Cruzeiro da segunda divisão, o que se tornou uma conquista relevante. Em 2018, já havia feito um movimento similar na Espanha, comprando 80% do Real Valladolid.
Ronaldo também mostrou seu tino para os negócios por meio da empresa Oddz Network, que fundou ao lado de três sócios. Esta holding trabalha, principalmente, com entretenimento esportivo e cultura. Além disso, o Fenômeno também é sócio da Octagon Brasil, uma empresa referência no mercado de publicidade brasileiro, que cuida do marketing de grandes marcas como NBA, Delta e Red Bull.
Ronaldo e a parceria com a Nike
Outro detalhe que precisa ser destacado é a relação duradoura e frutífera que Ronaldo mantém com a Nike. Mesmo após o encerramento de sua carreira como jogador, o Fenômeno segue recebendo uma quantia estimada em um milhão de reais por mês da fornecedora de material esportivo. Isso porque Ronaldo estabeleceu um contrato vitalício com a Nike, garantindo um fluxo de renda constante independente de sua presença nos relvados.
Levando em conta todo o seu percurso, fica claro que Ronaldo Nazário demonstrou um magnetismo empresarial semelhante ao que tinha nos campos de futebol. Os valores investidos no Cruzeiro e no Real Valladolid, assim como os retornos de suas empreitadas com a Oddz Network, a Octagon Brasil e a Nike, confirmam o Fenômeno como um verdadeiro jogador-comerciante de sucesso.