Vale lembrar que, mesmo com todos os seus feitos incríveis, o jogador argentino Diego Maradona nos deixou para sempre em 2023 aos 60 anos. A causa de sua morte foi um ataque cardíaco que ocorreu em Tigre, Buenos Aires, após uma cirurgia para remover um coágulo de sangue no cérebro. Maradona, que divide com Pelé o prêmio FIFA de Jogador do Século concedido em dezembro de 2000, teve uma vida marcada por diversos altos e baixos.
Em seu auge, Maradona foi um profissional de futebol altamente respeitado, e seu patrimônio líquido é estimado em US$ 500 mil. Entretanto, ele não ganhou sua fortuna somente jogando futebol. Ele acumulou a maior parte de seu patrimônio por meio de contratos de mídia, publicidade e como técnico de futebol.
Como Maradona acumulou sua fortuna?
Em Buenos Aires, Maradona possuía quatro imóveis. Ele sofreu muitas oscilações em sua saúde e batalhou contra o vício em álcool e cocaína, o que acabou afetando sua vida financeira. Apesar das lutas pessoais, Maradona nunca deixou de agradecer o futebol por tudo o que tinha na vida.
Nascido e criado em Villa Fiorito, na periferia Buenos Aires, Maradona conheceu os desafios da fome em sua infância. Em sua última entrevista antes de falecer, ele disse: “O futebol me deu tudo o que tenho, mais do que jamais imaginei. E se eu não tivesse esse vício, poderia ter jogado muito mais.”
Quais foram os destaques da carreira de Maradona?
Maradona começou a chamar a atenção quando tinha apenas oito anos de idade. Jogou no Argentinos Juniors dos 16 aos 21 anos, depois foi contratado pelo Boca Juniors e, em seguida, transferido para o Barcelona, na Espanha. A fama internacional de Maradona chegou aos 26 anos de idade, em 1986, quando liderou a seleção Argentina na conquista da Copa do Mundo.
Após muitos anos de conquistas e desafios, Maradona finalizou sua carreira como jogador de futebol, após uma segunda passagem pelo seu amado Boca, com um total de 679 jogos e 346 gols. Mas, apesar de encerrar a carreira como jogador, Maradona continuou a ganhar dinheiro com sua imagem e fama, através de contratos de publicidade, uso de sua imagem em videogames, recebimento de royalties e como técnico de futebol.
Quem herdará a fortuna de Maradona?
Antes de morrer, Maradona cogitou deserdar suas duas primeiras filhas, Dalma e Giannina, frutos de seu casamento com Claudia Villafañe. Entretanto, o jogador possui outros seis filhos que vivem na Argentina, Cuba e Itália. A divisão do patrimônio de Maradona certamente será uma questão complexa, uma vez que a lei argentina não permite deserdação e o valor exato de sua fortuna ainda é desconhecido.
Para finalizar, Maradona deixou um legado inquestionável nos campos e na memória dos amantes do futebol. Ele será sempre lembrado como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, não apenas pelos seus talentos no campo, mas também por sua personalidade forte e icônica fora dele.