O treinador da equipe Juventus, Massimiliano Allegri, expressou sua tristeza frente à suspensão do meio-campista Paul Pogba, que foi afastado do esporte por quatro anos devido a um teste positivo para doping. Allegri descreveu a situação como uma perda significativa para o futebol.
Pogba, um jogador chave do time que se consagrou campeão mundial, recebeu a sanção do Tribunal Antidoping da Itália depois que testou positivo para testosterona sintética, um esteróide proibido pela Agência Mundial Antidoping (WADA). A punição será efetiva até o dia 10 de setembro de 2027.
Relacionamento profissional entre Allegri e Pogba
Allegri teve a oportunidade de trabalhar com Pogba em duas ocasiões durante sua passagem pela Juventus. Primeiramente, desde a chegada de Allegri como treinador em 2014 até a ida de Pogba para o Manchester United em 2016, e novamente desde o retorno de Pogba ao clube italiano em 2022. Dos nove títulos que Pogba conquistou com a Juventus, cinco foram sob o comando de Allegri, incluindo duas vitórias na Serie A.
Pogba usou as redes sociais para declarar sua inocência e anunciou que irá recorrer à decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS). Pogba foi submetido ao exame de doping após o jogo entre Udinese e Juventus, em 20 de agosto de 2023. O jogador não entrou em campo naquele dia, mas foi selecionado para o teste de antidoping.
As reações à punição de Pogba foram variadas, mas ninguém sentiu mais profundamente do que Allegri. Durante uma coletiva de imprensa na véspera do jogo de domingo entre Juventus e Napoli, o técnico italiano resumiu seus sentimentos: “Do ponto de vista humano, isso me entristece muito e, principalmente, do ponto de vista futebolístico, o futebol está perdendo um jogador extraordinário.”