Recém-aposentado, o ex-lateral-esquerdo Fábio Santos apontou Vanderlei Luxemburgo, um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro, como o “Pep Guardiola do futebol brasileiro”. Os dois trabalharam juntos na última temporada, quando Luxemburgo comandava o Corinthians.
Durante uma entrevista ao canal ‘Benja Me Mucho’ na última terça-feira (27), Santos ressaltou o prazer que teve em trabalhar com Luxemburgo. “Esse cara foi o Guardiola do futebol brasileiro, durante muitos anos”, afirmou Fábio. “Eu não poderia encerrar minha carreira sem trabalhar com o Vanderlei. Ele é um cara sensacional e muito fácil de lidar no dia a dia”.
Contudo, Fábio Santos também observou que Luxemburgo teve alguns desafios ao lidar com a nova geração de atletas. “Ele já não tem a mesma disposição que tinha antes. Tinha um auxiliar que tocava as coisas para ele. Ele tinha uma mania de mostrar muitas coisas no dedo, falava: ‘Esses moleques, não sei o que’. Isso é vídeo. Tem que pegar pelo braço. É a nova geração.”
Um técnico vitorioso
Com cinco títulos da Série A no seu currículo, Luxemburgo escreveu uma história brilhante no futebol brasileiro. O técnico conquistou títulos em gigantes do futebol nacional, como Santos, Cruzeiro, Corinthians e Palmeiras. Além disso, teve uma passagem pela Seleção Brasileira, de 1998 a 2000, e pelo Real Madrid, na época dos ‘Galáticos’, em 2005.
Fábio Santos encerrou a carreira na última temporada, aos 38 anos. Ao longo de mais de duas décadas como jogador, ele passou por gigantes do futebol brasileiro, como São Paulo, Cruzeiro, Santos, Grêmio, Corinthians e Atlético. Em campo, conquistou dois títulos do Mundial de Clubes, duas Libertadores e dois Campeonatos Brasileiros.