Pode estar no Barcelona o próximo treinador do clube após Xavi. Joan Laporta, presidente do clube, afirmou em entrevista ao portal RAC1 que considera a possibilidade de efetivar Rafa Márquez, atual comandante do time B, na equipe principal.
Laporta destacou a habilidade de Deco, atual diretor de futebol do clube, para a decisão definitiva sobre o substituto de Xavi. “Deco merece nosso respeito e confiança para esta importante tarefa e, ao mesmo tempo, temos que considerar que Rafa Márquez conhece os jogadores que estão chegando ou em transição, e está com um histórico muito bom”, pontuou o presidente do Barcelona.
Rafa Márquez tem 44 anos, é mexicano e desde 2022 treina o time B do Barcelona. No entanto, apesar de seu bom desempenho nesta função, ele ainda não tem experiência como treinador de equipes de elite. Vale ressaltar que Márquez atuou como jogador do Barcelona de 2003 a 2010, período em que foi companheiro tanto de Xavi quanto de Deco.
Mudança de treinador ainda durante a temporada
Ainda de acordo com a entrevista de Laporta ao portal RAC1, Xavi comunicou sua decisão de não seguir como treinador do clube ainda no vestiário após a derrota por 5 a 3 para o Villarreal. “A decisão de Xavi nos surpreendeu, pois não tínhamos planejado a mudança.
Mas, considerando que Xavi é uma pessoa honesta, com dignidade absoluta e que ama o Barcelona, ele merece que confiemos nele para continuar até o final da temporada”, ressaltou Laporta.
Atualmente, o Barcelona ocupa a quarta posição no Campeonato Espanhol, estando 10 pontos atrás do líder Real Madrid. A equipe enfrentará o Napoli nas oitavas da Champions League a partir do próximo dia 21.