O ex-jogador e treinador Mário Jorge Lobo Zagallo, carinhosamente conhecido como Velho Lobo, faleceu no início deste ano, dia 5 de janeiro de 2024, deixando um patrimônio robusto. Mas não foram apenas memórias e conquistas futebolísticas deixadas por Zagallo: a herança monetária também despertou atenção. O lendário treinador do futebol brasileiro decidiu dividir seus bens de maneira particular, com metade destinada ao seu filho mais novo.
Segundo informações divulgadas pelo UOL, o testamento de Zagallo foi aberto a pedido da família no dia 9 de janeiro, apenas quatro dias após sua morte. No documento, o Velho Lobo deixou explícito um certo descontentamento com os seus três filhos mais velhos – Maria Emilia, Maria Cristina e Paulo Jorge. Eles foram acusados por Zagallo de tentar extorquir o inventário de Alcina de Castro Zagallo, sua falecida esposa.
Maior fatia para o caçula
Como resultado dessas tensões familiares, Zagallo decidiu nomear Mário César como beneficiário de 50% dos seus bens. O caçula, neste contexto, acaba se tornando o maior beneficiário do patrimônio deixado por Zagallo.
Apesar de expressar tristeza e mágoa em relação aos outros filhos, o ex-treinador optou por não excluí-los totalmente. Ele destinou a outra metade da herança para ser dividida em partes iguais entre os quatro filhos, dando a cada um 12,5% do total. Desta maneira, o caçula Mário César ficará com 62,5% do patrimônio total.
Futebol em segundo plano
O desenrolar deste caso coloca as questões familiares de uma das maiores figuras do futebol brasileiro na linha de frente da mídia, deixando por um momento suas feitos esportivos em segundo plano. Zagallo, que sempre foi uma figura pública querida e aclamada pelos seus feitos no futebol, mostra com esta situação que os dramáticos palcos familiares podem ser tão complexos quanto os campos de futebol.
Com uma contribuição inigualável para o futebol, com vitórias históricas como jogador e treinador, Zagallo nos deixa um legado que vai além das quatro linhas do campo. No entanto, nada escapa às dinâmicas familiares e seus conflitos, um jogo que até mesmo um homem de táticas precisas como Zagallo precisou enfrentar.