O mais recente técnico do São Paulo, Thiago Carpini, pode se tornar o mais jovem campeão pelo clube em 30 anos. Após duas semanas de trabalho intenso, Carpini tem a oportunidade na Supercopa, que será disputada contra o Palmeiras em Belo Horizonte no dia 4 de fevereiro de 2023.
Nascido em 1984, Carpini chega à decisão com apenas 39 anos, sendo o mais jovem treinador a alcançar esta etapa nos últimos 30 anos. Todos os treinadores anteriores que levaram o São Paulo ao título tinham mais de 40 anos. O último jovem sub-40 foi Muricy Ramalho, que liderou a equipe à conquista da Copa Conmebol de 1994.
Muricy Ramalho levou um time praticamente composto de jogadores sub-20, misturado com alguns reservas experientes, pela conquista da Copa Conmebol de 1994. A equipe tricolor contava com nomes como Rogério Ceni, Juninho e Denílson e alcançou a vitória contra o Peñarol. Muricy, que com poucos meses no São Paulo, tinha completado 39 anos apenas 21 dias antes da vitória do título.
Os jovens campeões do São Paulo
Segundo Michael Serra, historiador do clube, o técnico mais jovem a ser campeão pelo São Paulo foi Mario Juliato, que aos 33 anos liderou a equipe na final do Brasileirão de 1977 contra o Atlético-MG. Em segundo lugar vem Muricy Ramalho aos 39 anos, seguido por Vicente Feola, também com 39.
Os últimos técnicos campeões pelo São Paulo incluem nomes como Dorival Junior, campeão da Copa do Brasil de 2023 aos 61 anos; Hernán Crespo, campeão do Paulistão de 2021 aos 45 anos; e Rogério Ceni, campeão do Florida Cup de 2017 aos 43 anos.
Com a esperança de se juntar a esses nomes de prestígio, Carpini tem a chance de provar sua valia na Supercopa. A partida contra o Palmeiras vai determinar não só o próximo campeão, mas também pode inaugurar uma nova era de técnicos jovens para o clube do São Paulo. Maintendo o dinamismo e a inovação no coração do seu trabalho, Carpini tem uma excelente oportunidade para se estabelecer como uma jovem força promissora no mundo do futebol brasileiro.