No último domingo, durante a final da Supercopa da Espanha, o atacante brasileiro Vinícius Junior fez história ao marcar três gols no primeiro tempo contra o Barcelona. O feito, também conhecido como ‘hat trick’, colocou o jovem jogador no mesmo patamar de craques como Romário e Evaristo de Macedo, ambas lendas do futebol brasileiro que também marcaram três gols contra o Real Madrid durante os clássicos espanhóis.
A partida, sediada em Riade, na Arábia Saudita, terminou com um placar favorável ao Real Madrid de 4 x 1. A atuação de Vini, como é carinhosamente conhecido pelos fãs, foi decisiva e comandou os melhores momentos da partida.
É interessante notar que Romário alcançou o mesmo feito em janeiro de 1994, poucos meses antes de conduzir a seleção brasileira ao seu tetracampeonato mundial. Desde então, nenhum outro jogador brasileiro havia marcado três gols em uma edição de “El Clásico”.
Outros brasileiros que brilharam em “El Clásico”
Outro atleta brasileiro que já brilhou num clássico Real Madrid X Barcelona foi Evaristo de Macedo. Considerado um dos maiores ex-jogadores de futebol do Brasil, ele marcou três gols atuando pelo Barcelona, em uma vitória por 4 a 0 contra o eterno rival, em 1958.
Fazendo um panorama dos hat-tricks em clássicos entre Barcelona e Real Madrid, temos pelo lado do Real: Vini em 2023, Iván Zamorano em 1995, Ferénc Puskas em 1963 e 1964, e Jaime Lazcano em 1930 e 1935. Pelo Barcelona: Lionel Messi em 2007 e 2014, Suárez em 2018, Romário em 1994, Gary Lineker em 1987 e Evaristo de Macedo em 1958.
A atuação de Vinícius Junior na Supercopa da Espanha mostra a crescente influência de jogadores brasileiros na competição e reforça o país como um dos principais fornecedores de talentos para o futebol mundial.