Após ter a edição de 2021 cancelada devido à pandemia de Covid-19, a badalada ‘Copinha’ está de volta em 2022. O torneio, que tem a fama de ser um celeiro de craques do futebol brasileiro, já revelou muitos talentos ao longo de sua história. Neste texto, lembramos sete nomes que passaram pela Copa São Paulo e fizeram grande sucesso em suas carreiras.
Raí
Um dos ilustres que passou pela Copa São Paulo foi Raí, que jogou a edição de 1983 pelo Botafogo de Ribeirão Preto. Foi a saga do jovem de 17 anos e o sua equipe até a final, que, infelizmente, terminou com uma derrota para o Guaraní.
Dener
Dener é outro nome que deixou sua marca na ‘Copinha’. O talentoso jogador brilhou na edição de 1991 jogando pela Portuguesa, e a equipe conquistou o título enfrentando o Grêmio. A carreira promissora desse jogador foi tragicamente encerrada em 1994 quando Dener, aos 23 anos, faleceu em um acidente de carro.
Neymar
Neymar, uma das principais estrelas do futebol atual, passou pela Copa São Paulo em 2008 e 2009 jogando pelo Santos. O jogador se destacou logo na sua primeira participação, tornando-se o mais jovem a marcar um gol na competição com 15 anos. Apesar do sonho do título não ter sido realizado, sua promissora carreira logo foi alavancada para o profissional do Santos.
Cafu
No campeonato de 1988, um jovem Cafu participou da Copinha ao lado do São Paulo. Apesar de jogar como atacante na época, Cafu ficou conhecido mundialmente como o capitão do pentacampeonato da seleção brasileira como lateral-direito.
Gabriel Jesus
Gabriel Jesus é outro grande nome que passou pela ‘Copinha’. Em 2015, o então promissor jogador do Palmeiras marcou cinco gols em seis jogos e chegou até a semifinal do torneio. No mesmo ano, foi campeão da Copa do Brasil pelo Palmeiras.
Marquinhos
Pelo Corinthians, o zagueiro Marquinhos foi campeão da copinha em 2012. No mesmo ano ele fez parte do elenco que se sagrou campeão da Libertadores, catapultando sua carreira para o futebol europeu.
Kaká
Por fim, lembramos do Kaká, que participou da Copa São Paulo em 2001, acabando como vice-campeão. Apenas um ano após o torneio, Kaká estava vestindo a camisa da seleção brasileira, sagrando-se pentacampeão da Copa do Mundo em 2002.
Essas histórias nos mostram o potencial da Copa São Paulo na revelação de novos talentos para o futebol brasileiro. Com a volta do torneio este ano, estamos ansiosos para acompanhar o surgimento de mais craques pelas mãos do futebol de base.