O ano de 2023 estará marcado para sempre na história do Atlético-MG como o ano da inauguração de seu novo estádio, a Arena MRV. Acostumado a jogar no Mineirão e no Independência, a última vez que o Galo havia tido um estádio para chamar de seu foi em 1968, quando fez seu último jogo no antigo Estádio Antônio Carlos.
As primeiras conversas sobre a construção da Arena começaram em 2017, quando o conselho do clube aprovou o projeto e as formas de financiamento para sua construção.Curiosamente, foi com o dinheiro gerado pela venda do terreno de sua antiga casa que o Atlético pavimentou o caminho para construir sua nova Arena.
Isso porque no local onde o antigo estádio era localizado, foi construído um shopping center, cujo qual o alvinegro era um dos acionistas. Ao vender 50% de suas ações, o clube levantou boa parte do dinheiro necessário para a construção de seu novo estádio.
Embora quando as obras começaram o clube tivesse muito claro que gastaria algo em torno de R$410 milhões e que esse valor seria garantido por conta de acordos feitos com empreiteiras. Apesar disso, a obra acabou custando algo em torno de R$1.8 bilhão.
Segundo a direção alvinegra, esse aumento de mais de 100% no custo das obras se deu por conta de dois motivos. O primeiro deles sendo a pandemia do Coronavírus em 2020, que fez com que o custo das commodities subisse muito e o segundo sendo as obras de contrapartidas exigidas pela prefeitura de Belo Horizonte para que o projeto do estádio fosse aprovado.
As obras começaram no segundo semestre de 2020 e terminaram no segundo semestre de 2023. Para a inauguração de sua nova casa o Galo preparou uma série de eventos testes, começando pelo nascimento do campo, onde as traves foram instaladas e as linhas foram marcadas.
Depois disso, houve o jogo das lendas, onde os maiores jogadores da história do Atlético se enfrentaram em uma partida amistosa. A inauguração oficial aconteceu no dia 26/08, quando o Atlético venceu o Santos por 2×0 com dois gols de Paulinho pelo Campeonato Brasileiro.
O Galo alega que a Arena MRV, que tem capacidade para 46 mil pessoas, é a arena mais moderna e tecnológica da América Latina. Ela foi projetada para ser acessível para pessoas com deficiências e também tem wi-fi em todos os seus setores para que todos os presentes tenham acesso à internet.