Sob o comando do técnico Cuca, o Palmeiras pôs fim a uma espera de 22 anos e se sagrou campeão brasileiro em 2016. Com 80 pontos na tabela, o Verdão não apenas quebrou a longa espera da torcida, mas também registrou a segunda melhor campanha na competição desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por 20 clubes.
Destacando-se como o melhor ataque do torneio, o Alviverde anotou 62 gols. Além disso, a equipe teve a defesa menos vazada, sofrendo apenas 32 gols durante a temporada. Não menos impressionante, o time acumulou o maior número de vitórias, com 24 triunfos em 38 partidas, e apresentou o menor número de derrotas, apenas seis.
A conquista do título foi celebrada com uma rodada de antecedência, após uma vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, que marcou também a despedida de Gabriel Jesus, Além disso, o jogo marcou o recorde de público do Allianz Parque, quando 40.986 torcedores presenciaram o Verdão por fim a uma longa fila sem o título brasileiro.
A trajetória vitoriosa teve início em 14 de maio, quando mais de 33 mil torcedores lotaram o Allianz para assistir uma goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-PR. Após um início de temporada irregular, o time de Cuca engatou uma série de vitórias em junho, superando adversários de peso como Grêmio, Flamengo e Corinthians.
No auge da campanha, entre agosto e outubro, o Palmeiras registrou uma impressionante sequência invicta de 15 partidas, com dez vitórias e cinco empates. Nesse período, a equipe derrotou adversários cruciais como Vitória, Atlético-PR (quebrando um jejum de oito anos sem vencer em Curitiba), Fluminense, São Paulo, Corinthians (na casa do adversário), Coritiba, Santa Cruz, América-MG, Figueirense e Sport, solidificando sua liderança.