O lateral Cafu é um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, bicampeão do mundo com a Seleção Brasileira e capitão penta, ele marcou toda um geração. No Brasil ele vestiu as camisas de São Paulo, Palmeiras e Juventude. Embora tenha sido revelado pelo SPFC e conquistado títulos importantes como as Libertadores e os Mundiais de 92 e 93, ele também marcou época no Alviverde onde foi campeão paulista em 1996.
Pelo Verdão foram 102 jogos, 68 vitórias e 16 gols. Já pelo Tricolor foram 270 jogos, 39 gols marcados e incontáveis títulos. Ele deixou o Morumbi em 95 quando acabou negociado com o Zaragoza, da Espanha, mas no mesmo ano acabou voltando ao Brasil para inicialmente defender o Juventude, por quem fez dois jogos, até ser emprestado ao Porco em uma manobra da Parmalat.
Em entrevista ao Resenha ESPN, Cafu afirmou torcer para ambos os times. Ele afirma que tanto Palmeiras, quanto São Paulo tem um lugar especial em seu coração e que é grato por tudo que viveu tanto no Morumbi, quanto no Parque Antártica:
“Eu tenho um carinho e um respeito muito grande pelo São Paulo e pelo Palmeiras. O São Paulo foi início de carreira, onde me projetei para o mundo, onde ficamos conhecidos. A ida ao Palmeiras foi por aquilo que fiz pelo São Paulo, então tenho um carinho por esses dois clubes que é algo impressionante. Tanto é que eles me cobram que eu fui em um clube e não fui no outro, eles acabam me cobrando de tanto carinho e respeito que têm pelo Cafu. Então tenho esses dois clubes no meu coração.”, disse Cafu.