Uma das grandes polêmicas do futebol brasileiro nos últimos anos envolve o Palmeiras, o primeiro clube brasileiro a ser campeão mundial ao conquistar a Copa Rio em 1951. Embora os rivais afirmem que o Verdão não tenha tal título, essa afirmação não é verdadeira uma vez que o torneio de 51 tem grande importância não só para o futebol brasileiro, como também mundial.
Para compreender a importância da Copa Rio de 1951, considere o contexto histórico no qual ela surgiu. A Segunda Guerra Mundial havia terminado, e países de todo o mundo estavam se recuperando e se reconstruindo. Durante esse período, o Brasil teve a ideia de realizar um torneio internacional de futebol para unir países através do amor compartilhado pelo esporte. A Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com a ajuda do Jornal dos Sports e da imprensa esportiva local, liderou o esforço para dar vida a essa visão.
A criação do torneio foi um evento histórico no futebol, foi a primeira vez que equipes da Europa e da América do Sul competiram em um torneio em solo brasileiro. O torneio foi realizado em duas grandes cidades brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, envolvendo oito equipes de diversos países.
Participaram da competição os times mais competitivos e bem-sucedidos de sua época. Da Europa, havia a Juventus da Itália, o Sporting de Lisboa de Portugal, o Áustria Viena da Áustria e o Nice da França. A representação sul-americana incluía o Palmeiras e o Vasco da Gama, o Nacional do Uruguai e o Club Deportivo da Colômbia.
O Verdão, liderado pelo treinador Ventura Cambon, chegou à partida final em 22 de julho de 1951, com a Juventus como adversária. Eles derrotaram a Velha Senhora por 1×0, vencendo o torneio e conquistando o reconhecimento global associado ao campeonato.
Presidente da FIFA arima que Palmeiras não é campeão do mundo
Apesar disso, o presidente da FIFA, Giani Infantino, em 2020 afirmou que o Palmeiras não é campeão do mundo. Ele afirma que a entidade já reconheceu outros títulos posteriores ao ano de 2000, quando o primeiro Mundial de Clubes foi organizado e que não deverá o fazer novamente:
“Vamos conversar de futebol, isso é o mais importante. O título mundial do Palmeiras… para os milagres, tem que perguntar para outro, não para mim. Não está como tema. Temos que falar do futuro mais que do passado. á decidimos dar o título de campeão mundial a todos que ganharam a Copa entre Europa e América do Sul desde 1960. Já 1951 é um pouquinho mais para trás. Vamos falar com (então) o presidente Bolsonaro e vamos ver que solução teremos, mas o Palmeiras pode ganhar o próximo Mundial de Clubes. Por que não” disse, Infantino.