Oficialmente, o estádio Arena da Baixada é chamado de Estádio Joaquim Américo Guimarães, em uma homenagem ao idealizador da primeira praça esportiva do Paraná e fundador do Internacional Foot-Ball Club, que posteriormente deu origem ao Clube Atlético Paranaense.
Apaixonado por esportes, Joaquim Américo Guimarães foi uma das figuras mais respeitadas do cenário esportivo paranaense no início do século passado. Desde cedo, teve uma identificação com o turfe, sendo presidente do Jockey Club do Paraná. Em 1912, decidiu fundar o Internacional Foot-Ball Club, um dos primeiros clubes de futebol de Curitiba.
Joaquim Américo conseguiu, em pouco tempo, transformar o Internacional em um dos principais clubes do Estado. Com um plantel recheado, foi possível montar seis times. De 1912 a 1915, quando ainda não existiam competições oficiais no Paraná, o clube promovia amistosos contra as equipes como América e o Americano. A equipe disputava amistosos com Paraná e Curityba, conquistando muitos troféus.
A Fusão
Em 1914, descontentes com a condição de time reserva, os membros do América decidiram se desvincular do Internacional, fundando o América Foot Ball Club. As duas agremiações seguiram caminhos separados até 1924, transformando-se em dois dos mais tradicionais clubes de Curitiba. Em 1915, nenhum clube conseguiu fazer frente ao Internacional, que foi campeão invicto, com belas atuações de Ivo Leão. Já em 1917, foi a vez dos americanos ficarem com a taça.
Em 30 de agosto de 1917, Joaquim Américo Guimarães morreu prematuramente. Não teve tempo de intermediar as negociações para a união de forças entre americanos e internacionalistas, que decidiram fundar o Clube Atlético Paranaense em 1924.
Depois de muitas ameaças de perder a casa, em 1933 o Atlético se tornou definitivamente proprietário do terreno no Água Verde. Um ano depois, a praça esportiva, que até então era chamada apenas de “Campo da Buenos Aires” ou “Baixada do Água Verde”, ganhou o nome de “Estádio Joaquim Américo Guimarães”.
Comentários estão fechados.