Recém-aposentado do futebol, o zagueiro Miranda, natural de Paranavaí, no Paraná, deu seus primeiros passos no futebol pelo Coritiba, estreando aos 19 anos. Após 88 jogos, cruzou o Atlântico para defender o Sochaux, da França, mas em 2006, voltou ao Brasil para jogar pelo São Paulo, onde se tornou um grande ídolo.
No Tricolor, Miranda conquistou o tricampeonato brasileiro de 2006 a 2008 e garantiu sua presença na Seleção, sendo titular na Copa de 2018, na Rússia, e sagrando-se campeão da Copa América no ano seguinte.
Na Europa, brilhou com o Atlético de Madri entre 2011 e 2016, conquistando cinco taças, incluindo um Espanhol e uma Liga Europa. Sua trajetória continuou na Inter de Milão até 2019. Após uma passagem pela China no Jiangsu Suning, o veterano retornou ao São Paulo em 2021, contribuindo para o fim de um jejum de oito anos sem títulos, com a conquista do Paulistão.
Miranda teve fim de carreira melancólico pelo São Paulo
Em 2022, sob o comando de Rogério Ceni, Miranda, mesmo como reserva, somou mais capítulos à sua história no São Paulo, encerrando sua carreira após o término do Brasileiro. Ao todo, o zagueiro, leal ao clube onde mais jogou, acumulou 342 partidas e 12 gols pelo Tricolor.