Nesta segunda-feira, 18, a Federação Paulista de Futebol (FPF) revelou em primeira mão o novo troféu que será entregue para a equipe que se sagrar campeã do Campeonato Paulista de 2024. A taça vem para o lugar do ‘Troféu Pelé’, entregue em uma versão exclusiva para o Palmeiras, que acabou se sagrando o campeão estadual no ano passado.
Este ano, o novo troféu poderá ir para as mãos do Palmeiras, Santos, RB Bragantino ou Novorizontino, que são as quatro equipes que conseguiram a vaga para as semifinais do Estadual. O São Paulo foi eliminado pela equipe do interior comandada por Eduardo Baptista nas quartas de final e está fora da disputa do novo troféu.
A nova versão da taça vem banhada a ouro e pesa 13kg, além de medir cerca de 55cm. Os elementos do troféu fazem referência a símbolos paulistas e o topo da taça conta com o mapa do Estado de São Paulo, com uma coroa no topo homenageando Pelé, grande Rei do futebol Brasileiro.
Escudo do São Paulo enfeita a taça do Campeonato Paulista
O São Paulo não tem mais chances de se sagrar Campeão Paulista de 2024 e empilhar mais uma conquista em sua prateleira, mas o escudo do tricolor paulista faz parte da nova peça. Acontece que uma das grandes novidades trazidas pela FPF foi a inclusão dos escudos de todas as equipes que conquistaram títulos estaduais na história, assim como as taças da Copa Libertadores e da Copa do Mundo.
A diferença é que, na taça do Campeonato Paulista, estarão os escudos das equipes vencedoras e a quantidade de vezes que a equipe se sagrou campeã do Estadual, e não o ano em que cada um dos títulos foi conquistado.
O São Paulo é, ao lado do Santos, o terceiro time com o maior número de conquistas estaduais, com 22. Os líderes são o Corinthians, campeão estadual 30 vezes e o Palmeiras, com 25. A última vez que o tricolor conquistou o título estadual foi em 2021, ao vencer o rival alviverde na decisão.