O volante Edenilson chegou a Cidade do Galo no começo de 2023 com muitas expectativas por parte da torcida do Atlético-MG, que havia o visto brilhar por Internacional, Corinthians e Seleção Brasileira. Apesar disso, o ano do camisa oito não foi dos melhores, tendo passado boa parte da temporada no banco de reservas e convivendo com críticas.
Já na reta final do Brasileirão de 2023 o volante conseguiu retomar a boa forma e passou a ser peça importante do esquema do técnico Luiz Felipe Scolari. Ed teve atuações marcantes nas vitórias por 3×0 sobre Grêmio e Flamengo, inclusive marcando um gol contra os cariocas.
Esse bom desempenho fez com que a direção alvinegra passasse a se movimentar para renovar o contrato do volante que vai apenas até o fim de 2024. Segundo informações do repórter Thiago Stormovisk, o Galo deve abrir conversas para uma extensão de vínculo com o atleta nas próximas semanas. Ele ainda afirma que o Grêmio, que chegou a ser ligado a Edenilson, não chegou a fazer nenhuma proposta.
Edenilson chegou a admitir má fase no Atlético-MG
Antes de embalar boas atuações no final de 2023, Ed chegou a admitir publicamente o membro ruim vivido no Galo. Em entrevista ao jornalista Duda Garbi, ele chegou a afirmar que “ainda não havia se soltado” no Atlético:
“ Eu sempre quero jogar mais. Não me soltei ainda para jogar. Fica aquela coisa presa. Eu não procuro culpados. Quero continuar trabalhando.”, disse Edenilson.