Na tarde da última segunda-feira (3), o zagueiro Rodrigo Caio, de 30 anos, assinou contrato de seis meses com o Grêmio. O defensor, que teve passagem pelo São Paulo, está sem clube desde o final do ano passado, quando seu vínculo com o Flamengo se encerrou e não foi renovado.
A contratação de Rodrigo Caio vem sob indicação do treinador Renato Portaluppi. Vale lembrar que ambos trabalharam juntos, no curto período em que Renato foi treinador do Flamengo, em 2021.
O jogador, no entanto, chega como uma contratação de risco para o clube gaúcho. Isso porque Rodrigo Caio sofreu, nas últimas temporadas, com problemas de lesão principalmente nos joelhos. Apesar de não ter sofrido com lesões em 2023, o desempenho dele foi prejudicado muito por conta das lesões que o afetaram em 2022. A última vez que Rodrigo Caio entrou em campo foi em dezembro do ano passado e, ao todo, ele disputou apenas 13 jogos no último ano.
Rodrigo Caio está vestindo sua terceira camisa diferente
Com o acerto com o Grêmio, esse será apenas o terceiro clube da carreira do jogador. O defensor é uma das crias de Cotia e iniciou sua carreira profissional no São Paulo em 2011. Uma das grandes revelações do clube paulista na posição nos últimos anos. Ele permaneceu no Soberano até o final de 2018.
No ano seguinte, ele acertou sua transferência para o Flamengo, que pagou cerca de 5 milhões de Euros por 45% dos direitos econômicos do atleta. Apesar de ter disputado mais temporadas com a camisa do Tricolor Paulista, Rodrigo Caio conquistou mais títulos no Flamengo. Isso porque, na equipe carioca, o zagueiro levantou 11 taças. As principais foram as Libertadores de 2019 e 2022, além de dois Campeonatos Brasileiros em 2019 e 2020.