Os times da Série A do Campeonato Brasileiro tomaram uma decisão que pode ter um impacto positivo para o Corinthians e outras equipes. Em um conselho técnico, os 20 clubes da elite do futebol nacional aprovaram o aumento do limite de jogadores estrangeiros em partidas da competição.
Anteriormente, a edição de 2023 do Brasileirão permitia apenas a inscrição de sete atletas estrangeiros por jogo. No entanto, após uma reunião virtual com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ficou decidido que esse número será elevado para nove jogadores estrangeiros por partida.
Embora a medida seja vista com ressalvas por algumas partes, a maioria dos clubes envolvidos concordou com a mudança. Acredita-se que essa restrição anterior limitava o espaço para a inscrição de atletas nacionais e das categorias de base dos clubes.
Mudanças importantes
É importante destacar que esse limite não afeta a quantidade de jogadores estrangeiros que os clubes podem contratar, mas sim o número de jogadores que podem ser relacionados por partida no Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Corinthians conta com cinco jogadores estrangeiros em seu elenco.
Além do aumento no limite de estrangeiros, outras medidas foram aprovadas durante o encontro, que teve a participação do capitão do Corinthians, Cássio. Entre as novidades estão a criação do Troféu Roberto Dinamite para premiar o maior artilheiro do Brasileirão, a paralisação da competição durante os períodos de Data FIFA, a explicação das decisões revisadas pelo VAR aos espectadores no estádio e o direito das equipes visitantes de treinarem em gramados sintéticos na véspera dos jogos, visando facilitar a adaptação.
Com essa mudança as equipes devem dar mais atenção ao desempenho dos atletas para além da sua naturalidade. E o Corinthians é um dos times a se beneficiar muito com isso, uma vez que os principais reforços da equipe são de jogadores estrangeiros.