O Coritiba confirmou nesta quinta-feira (9) a chegada de Paulo Autuori para o cargo de Diretor Técnico do clube. Aos 67 anos, Autuori trabalhará com a gestão técnica e mercadológica do futebol da equipe, em informação confirmada pelo portal ‘GE’. Será a primeira vez que o dirigente trabalhará na equipe paranaense, mas ele já teve uma passagem pelo estado. Autuori comandou o Athletico-PR em duas ocasiões.
Inclusive, Autuori voltará a trabalhar com William Thomas, atual executivo de futebol do Coritiba. Os dois já estiveram juntos no próprio rival do Coxa, além de equipes como Santos e Internacional. Antes de acertar com o Cruzeiro, Autuori esteve próximo de trabalhar no Coritiba e até teve negociações avançadas. No entanto, empecilhos impediram o acerto.
O Cruzeiro foi, inclusive, a última equipe onde Autuori trabalhou. Contratado por Ronaldo Fenômeno, que até pouco tempo era dono da SAF que comandava o clube, ele assumiu como técnico da equipe mineira nas rodadas finais do Brasileirão do ano passado para livrar a equipe do rebaixamento. Autuori conseguiu cumprir o objetivo e depois assumiu o cargo de Diretor Técnico da equipe.
Autuori conquistou o título de campeão mundial com o São Paulo
Ele iniciou a carreira como técnico em 1974, quando comandou a Portuguesa, do Rio de Janeiro. Em todos esses anos, comandou equipes de diversos países, além do Brasil. Mas de todos os clubes que comandou, foi no São Paulo que ele conquistou seus principais títulos da carreira. Autuori desembarcou na capital paulista para assumir a equipe em 2005, após se demitir do comando da seleção do Peru.
Entretanto, ele tomou uma excelente decisão. Isso porque Autuori comandou a equipe nos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes daquele mesmo ano, ao vencer o Athletico-PR e Liverpool, respectivamente.
Agora, sua primeira missão no Coritiba é justamente conseguir um novo treinador para a equipe paranaense, já que a equipe demitiu Guto Ferreira após a derrota em casa por 1×0 diante do Sport na Série B.