Nesta quinta-feira, 11, o Fenerbahçe recebeu uma multa aplicada pela Federação Turca de Futebol (TFF). O motivo foi o fato de os jogadores da equipe terem abandonado o campo no último domingo (7). Na ocasião, a equipe disputava a SuperCopa Turca diante do seu grande rival, o Galatasaray. Inicialmente, o Fener colocou apenas jogadores da sua equipe Sub-19 em campo.
Entretanto, logo no primeiro minuto de jogo, a equipe permitiu que o Galatasaray abrisse o placar com o argentino Mauro Icardi. Logo após, os jogadores do Fenerbahçe abandonaram o campo como forma de protesto. Acontece que a equipe promoveu tal ação para denunciar supostas injustiças que estariam sendo cometidas contra a equipe.
Com isso, o time – que já foi casa do zagueiro uruguaio Diego Lugano – acabou sendo declarado perdedor do confronto. Como consequência, o Galatasaray foi declarado campeão após ser declarado vencedor pelo placar de 3×0. Além disso, o Fenerbahçe foi punido a pagar 115 mil Euros (equivalente a R$ 628 mil) por conta da atitude tomada em campo.
Equipe que Lugano defendeu entre 2006 e 2011 está intrigada com Federação Turca
Tal episódio serviu para escancarar uma crise entre Fenerbahçe e a Federação Turca de Futebol, que não estão se entendendo há algum tempo. Anteriormente, o time turco tinha solicitado uma arbitragem estrangeira para a partida contra seu rival, pedido este que não foi atendido. Além disso, o Fenerbahçe queria o adiamento do jogo, já que está com o calendário apertado por estar disputando outras duas competições.
Conforme o calendário Turco, a Supercopa estava prevista para acontecer no dia 29 de dezembro, em jogo que seria disputado na Arábia Saudita. Entretanto, o jogo foi suspenso com incríveis uma hora de antecedência. O motivo teria sido uma divergência política entre as partes organizadoras. Assim, o jogo foi remarcado para o último domingo em cidade distante de Instambul, casa das duas equipes.
Mas além disso, o Fener se sente prejudicado tanto pela arbitragem local quanto pelas decisões que são tomadas nos tribunais esportivos do país. Por isso, o Fenerbahçe está se mobilizando para uma possível saída da Liga Turca.