Soma dos fatores deixa “Inter” com 4 títulos do Mundial de Clubes
Apesar de não possuir a mesma importância para equipes europeias, o Mundial de Clubes permanece sendo um desejo em comum dos planteis brasileiros. Recentemente, a Fifa atualizou a lista dos campeões, na qual apenas seis representantes do Brasil tiveram a honra de erguer a taça. Mostrando a disparidade entre os times em termos técnicos, a Inter de Milão possui três títulos, enquanto o Internacional somente um.
Dentre todas as façanhas do clube gaúcho, a mais honrosa sem dúvida ocorreu em 2006. Após despachar o Al-Ahly, nas semifinais do Mundial de Clubes por 2 a 1, o Internacional garantiu vaga na grande decisão diante do Barcelona. Embora não fosse o favorito ao título, o Colorado passou por cima da equipe espanhola e faturou o único título da competição organizada pela Fifa.
Por outro lado, a Inter de Milão detém três troféus do Mundial de Clubes. Em um contexto geral, a equipe italiana ergueu as taças nos anos de 1964, 1965 e 2010. Confira abaixo os maiores vencedores da principal competição intercontinental envolvendo times de futebol:
- 1º Lugar: Real Madrid – 8 títulos
- 2º Lugar: Milan e Bayern de Munique – 4 títulos
- 3º Lugar: Peñarol, Nacional, São Paulo, Internazionale, Barcelona e Boca Juniors – 3 títulos
4º Lugar: Santos, Independiente, Ajax, Juventus, Porto, Corinthians e Manchester United – 2 títulos - 5º Lugar: Grêmio, Internacional, Racing, Estudiantes, Feyenoord, Atlético de Madrid, Olimpia, Flamengo, River Plate, Estrela Vermelha, Vélez Sarsfield, Borussia Dortmund, Chelsea, Liverpool e Manchester City – 1 título
Novo Mundial de Clubes
Se antes era complicado conquistar o triunfo na competição, desta vez a Fifa decidiu dificultar ainda mais o processo. A partir de 2025, o torneio se chamará Super Mundial de Clubes e contará com a participação de 32 equipes. Por terem sido os últimos campeões da Libertadores, Flamengo, Fluminense e Palmeiras já estão mais que confirmados na competição.
Restando apenas mais uma vaga para o continente Sul-Americano, o vencedor da atual edição da Conmebol Libertadores também estará presente na competição. Sendo assim, Botafogo, Atlético Mineiro e Peñarol disputam a tão sonhada passagem. No mais, é válido destacar que caso o River Plate atinja a “Glória Eterna”, a equipe mais bem rankeada irá carimbar seu passaporte, já que os argentinos já estão promovidos.
Confira os classificados para o Super Mundial de Clubes:
- América do Sul: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, River Plate e Boca Juniors (resta uma vaga)
- Europa: Chelsea, Real Madrid, Manchester City, Porto, Benfica,Inter de Milão, PSG, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Juventus, Atlético de Madrid, e RB Salzburg;
- Américas do Norte e Central: Monterrey, Seattle Sounders, León e Pachuca;
- África: Al-Ahly, Wydad Casablanca, Mamelodi Sundowns e Espérance;
- Ásia: Al-Hilal, Urawa Red Diamonds, Al Ain e Ulsan – Coreia do Sul;
- Oceania: Auckland City.