A temporada do São Pulo ficou marcada pelo título da Copa do Brasil, mas também por uma estatística bem marcante na história do clube. Com o rebaixamento do Santos para a Série B, confirmado na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor e o Flamengo agora são os únicos clubes da Série A que nunca foram rebaixados para a segunda divisão nacional.
Até 2016, cinco clubes brasileiros estavam nesta lista ao lado do São Paulo e do Rubro-Negro carioca, mas acabaram caindo: Internacional, Cruzeiro e o Peixe neste ano.
Confira os últimos rebaixamentos inéditos do Brasileirão
Internacional (2016)
O Colorado foi rebaixado no Campeonato Brasileio de 2026 na última rodada. O clube gaúcho terminou a competição na 17ª colocação, com 43 pontos. O Vitória, o primeiro time fora da zona de rebaixamento, terminou com 45 pontos. Ou seja, na última rodada o Inter precisava vencer para escapar do Z4, mas acabou perdendo e caindo para a Série B.
Cruzeiro (2019)
A Raposa passou pelo rebaixamento no ano de 2019. O clube mineiro terminou o Campeonato Brasileiro da Série A com 36 pontos, três a menos do que o Ceará, o primeiro fora da zona de rebaixamento. Na última rodada, o Cruzeiro acabou perdendo, mas não conseguiria escapar da degola mesmo que vencesse o jogo.
Santos (2023)
O rebaixamento inédito mais recente foi o do rival Santos. O Peixe chegou na última rodada do Campeonato Brasileiro com chances de escapar da degola, mas acabou perdendo para o Fortaleza. Rivais na luta contra o rebaixamento, o Vasco venceu o Red Bull Bragantino, e o Bahia goleou o Atlético-MG na Itaipava Arena Fonte Nova.