O São Paulo voltará a disputar a Copa Libertadores em 2024! Depois de ficar ausente da competição nas duas últimas edições, o Soberano vai em busca de mais um título para se consagrar como o maior vencedor brasileiro da história da competição.
O tricolor já ocupa o posto de brasileiro com o maior número de títulos. No entanto, divide a liderança com outras quatro equipes, que também tem três conquistas continentais: Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Santos. Além de ser uma das equipes com o maior número de participações entre os brasileiros na competição (22), o São Paulo está no Top-2 no quesito melhor desempenho.
O Soberano tem três títulos e três vice-campeonatos, empatado com o Palmeiras. Os dois rivais paulistas são os times com o melhor desempenho geral entre os brasileiros. Próximo deles, vem o Grêmio e o Santos, com três títulos e dois vices. O Flamengo disputou quatro finais e perdeu apenas uma vez, diante do Palmeiras em 2021.
Títulos do São Paulo na Libertadores
Em 1992, o São Paulo conquistou seu primeiro título contra o Newell’s Old Boys da Argentina em uma final eletrizante. Na primeira partida, vitória dos argentinos por 1×0, no entanto, o São Paulo venceu em casa por 1×0 e levou o jogo para os pênaltis. O título veio depois de uma vitória por 3×2. Já em 1993, o Tricolor teve a vida mais fácil, isso porque venceu o primeiro duelo diante da Universidad Católica por 5×1 jogando em casa. No Chile, perdeu por 2×0, mas ficou com o título por conta do placar agregado.
A última conquista tricolor veio em 2005 em uma final brasileira. Depois de um empate em 1×1 no primeiro jogo contra o Athletico-PR no Beira Rio, o Soberano fez valer o mando de campo e aplicou uma goleada de 4×0, sacramentando seu terceiro título da Libertadores.