O proprietário do Valladolid, Ronaldo Fenômeno, celebrou a promoção do clube para a La Liga. O time blanquivioleta conquistou o acesso com uma rodada de antecedência, graças à vitória sobre o Villarreal B por 3 a 2, no José Zorrilla, no último domingo, pela segunda divisão espanhola. O brasileiro comemorou muito e garantiu ir pra a festa celebrar.
Liderando a segunda divisão espanhola com 72 pontos em 41 jogos, o Valladolid é comandado pelo técnico uruguaio Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro. Ao garantir o segundo lugar na temporada, o time assegurou sua promoção direta para o Campeonato Espanhol, sem precisar disputar a repescagem envolvendo as equipes do terceiro ao sexto lugar.
O Fenômeno afirmou: “o Valladolid será o próximo”. No início da temporada 2023/24, Ronaldo enfrentou protestos de torcedores exigindo mais transparência e investimento na equipe. Isso aconteceu depois que o clube arrecadou cerca de R$ 202 milhões com vendas de jogadores na janela de transferências do ano anterior, mas investiu apenas cerca de R$ 24 milhões em contratações.
Balanço da campanha
Fran Sánchez, dirigente que era popular entre os torcedores, foi demitido devido a divergências com a gestão. Com 72% das ações do Valladolid, Ronaldo é o dono do clube espanhol desde 2018.
Sob sua liderança, o clube sofreu dois rebaixamentos na La Liga, nas temporadas 2020/21 e 2022/23. Recentemente, Ronaldo vendeu a SAF do Cruzeiro e deixou em aberto a possibilidade de venda do clube espanhol.
“Estou muito orgulhoso de ver como o trabalho do ano inteiro foi recompensado ontem. Essa subida é de todos, torcedores, staff, corpo técnico, jogadores. Vocês todos conseguiram devolver a Pucela ao seu lugar de direito. Agora é hora de comemorar e aproveitar. Estamos de volta!” – disse o ex-goleador.