Em participação recente em um programa da TNT Sports Brasil, Rafinha foi desafiado a elencar os jogadores mais decisivos com quem atuou, entre os nomes estabelecidos Muller, Lucas Moura e Arrascaeta. Na visão do lateral são-paulino, Muller fica na primeira posição, Arrascaeta vem logo em seguida e Lucas no fim.
Rafinha construiu sua carreira na Europa, basicamente no Bayern, onde ficou por mais de 10 anos. Na Alemanha, foi multicampeão e atuou com Muller, que se tornou ídolo do clube bávaro. Logo após deixar o Velho Continente, fechou com o Flamengo, onde atuou com Arrascaeta. No rubro-negro fez grande temporada, vencendo a Copa Libertadores e o Brasileirão.
Depois de um grande 2019, Rafinha decidiu deixar o clube no início de 2020, seguindo para a Grécia. Após um período curto na Europa, retornou ao futebol brasileiro. Antes de assinar com o São Paulo, teve boa passagem pelo Grêmio, porém, deixou o time após o rebaixamento em 2021. No Tricolor, conquistou a inédita Copa do Brasil, sobre seu ex-clube Flamengo, e a Supercopa Rei.
Confira os principais títulos de Rafinha
Bayern:
- 7 Bundesligas
 - 1 Champions League
 - 4 Copas da Alemanha
 - 1 Mundial de Clubes
 
Flamengo
- 2 Campeonatos Brasileiros
 - 1 Libertadores
 - 1 Recopa Sul-Americana
 
São Paulo
- 1 Copa do Brasil
 - 1 Supercopa Rei