O estádio Maracanã, um dos mais icônicos palcos do futebol mundial, irá celebrar no dia 17 de junho, 70 anos do seu primeiro jogo. A inauguração do estádio em 1950, foi marcada por uma partida amistosa entre selecionados de futebol do Rio de Janeiro e de São Paulo, que terminou com a vitória dos paulistas por 3 a 1.
Na época, o Maracanã era um estádio ainda incompleto, com partes estruturais em construção à vista. Entretanto, mesmo assim, foi capaz de atrair uma multidão para assistir ao seu primeiro jogo. O meio-campista Didi, teve a honra de marcar o primeiro gol da história do Maracanã, eternizando seu nome na história do estádio.
A primeira decepção do Maracanã
Após um mês de sua inauguração, o Maracanã sofreu sua primeiro grande decepção. Na final da Copa do Mundo de 1950, o Brasil, anfitrião do torneio, enfrentou o Uruguai na final. Apesar de serem considerados favoritos, a seleção brasileira acabou perdendo a partida e o título mundial, episódio que ficou conhecido como Maracanazo.
Desde então, o Maracanã tem sido palco de inúmeros momentos marcantes do futebol, tanto para o futebol de clubes quanto para a seleção brasileira. Entre os momentos mais memoráveis que o estádio já presenciou estão as finais de Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro e a conquista do ouro olímpico pela seleção brasileira de futebol em 2016.
Ficha Técnica do Primeiro Jogo
Data e horário: Sábado, 17/06/1950, às 16h
RIO DE JANEIRO – Ernani (Luiz Borracha), Laerte e Wilson; Mirim, Irai (Dimas), Carlyle (Simões) e Esquerdinha (Moacir Bueno).
SÃO PAULO – Oswaldo, Homero e Dema; Djalma Santos, Brandãozinho e Alfredo; Renato, Rubens (Luizinho), Augusto, Ponce de León (Carbone) e Brandãozinho II (Leopoldo).
Apesar das mudanças que o Maracanã sofreu ao longo dos anos, seja em sua estrutura física ou no seu entorno, o estádio continua sendo uma referência no futebol nacional e internacional. Sua história e importância são o reflexo da paixão dos brasileiros pelo futebol e sua influência no campo e fora dele.