O incrível desfecho da carreira de Andrey Santos
Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Andrey Santos foi adquirido pelo Chelsea em janeiro de 2023, por 18 milhões de libras (R$ 133 milhões na cotação atual). Apesar do alto valor desembolsado, os ingleses jamais utilizaram o brasileiro, que atualmente reencontrou seu futebol na Ligue 1, com a camisa do Strasbourg.
Emprestado até meados de 2025, o meio-campista tem adquirido o carinho dos torcedores da equipe francesa. A nível de conhecimento, Andrey Santos detém cinco gols em oito partidas disputadas com a camisa do Strasbourg na atual temporada. Mostrando sua maestria em campo, o brasileiro é o volante com mais gols no Campeonato Francês, fator comemorado pelo cria do Gigante da Colina.
“Muito feliz pelo momento que estou vivendo e pelo suporte que tenho recebido do clube e do meu Staff. Esses números são o reflexo de todo um processo que começou desde a minha chegada aqui na Europa. Adaptação a um novo estilo de jogo, cultura e todo um processo de chegada a um novo país e campeonato. Tenho margem para evoluir e foco meu dia a dia nisso”, disse o volante ao Trivela.
Neste domingo (27), o Strasbourg recebeu o Nantes pela nona rodada da Ligue A. Com a destreza em dia, o brasileiro marcou os dois primeiros gols do duelo, que acabou em 3 a 1 para os donos da casa. Com a façanha em questão, Andrey assumiu a quarta posição da artilharia do campeonato, atrás somente de Barcola (8 gols), Greenwood (6 gols) e Jonathan David (6 gols).
Ascenção de Andrey Santos
Depois de ter sido adquirido de forma definitiva pelo Chelsea até junho de 2030, Andrey acumulou seguidos empréstimos, já que não fazia parte dos planos da atual comissão técnica dos Blues. Nesse ínterim, o cria do Vasco foi cedido ao Nottingham Forest em agosto de 2023 e logo após o fim do contrato foi novamente emprestado, mas desta vez para o Strasbourg.
Ainda que siga sem fazer parte do planejamento do Chelsea, o garoto de 23 ano segue marcando presença nas categorias de base da Seleção Brasileira. Confira os números do volante em toda a sua trajetória no mundo da bola:
- Vasco da Gama: 112 jogos – 26 gols – 2 assistências
- Nottingham Forest: 2 jogos
- Strasbourg: 19 jogos – 6 gols
- Seleção Brasileira: 25 jogos – 8 gols – 1 assistência.