Novo treinador do Corinthians, António Oliveira não é conhecido em seu país natal

Em uma rápida conversa com um entusiasta do futebol português, se o nome António Oliveira surge no papo, é quase garantido que ele será reconhecido. Porém, a memória pode ser traiçoeira, pois o António Oliveira que acabou de ser contratado pelo Corinthians não é o famoso ídolo do Benfica, e sim o seu filho.

António Oliveira Filho, como é conhecido, tem uma trajetória diferente do pai. Atuou nas categorias de base do Benfica desde os oito anos de idade, entretanto nunca chegou a atuar pelo time principal. Sua carreira no campo foi curta e pouco expressiva, com passagens por times como Braga B, Santa Clara, Casa Pia, Oriental e Fabril do Barreiro.

Transformação de jogador em treinador

Aposentado dos gramados aos 29 anos, António Oliveira Filho deu um novo rumo à sua carreira. Formado em educação física, começou a trabalhar como auxiliar do pai no futebol iraniano, tendo passado também por Eslovênia e Kuweit. Foi no Brasil, mais precisamente no Santos, em 2020, que se estabeleceu como um treinador principal privilegiado, passando pelos comandos de Athletico-PR, Cuiabá e Coritiba.

Sua experiência como treinador em Portugal foi breve, atuou por cinco meses à frente do Benfica B em 2022. No entanto, a trajetória do pai, que é um ícone do futebol português com 12 títulos conquistados no campeonato nacional durante 13 temporadas jogando pelo Benfica, foi crucial para a sua formação. Além disso, o pai, Toni, trabalhou como treinador do mesmo clube em três ocasiões diferentes e foi agraciado com duas edições da liga.

Expectativas para o Corinthians

Apesar de António Oliveira Filho não ser um dos técnicos portugueses mais conhecidos, suas expectativas à frente do Corinthians são altas. Algumas comparações estão sendo feitas nas redes sociais com Abel Ferreira, que também não possuía um currículo extenso quando começou a treinar o Palmeiras.

Abel no entanto, tem uma carreira com mais destaques no cenário português onde defendeu o Sporting por cinco temporadas como lateral direito e também teve experiências como treinador à frente do Braga. Agora, no Corinthians, António Oliveira terá a missão de garantir a permanência do clube na elite do futebol paulista e dar uma nova cara ao time em 2023.

Assim, a trajetória de António Oliveira Filho, que saiu dos gramados portugueses para os campos brasileiros, é um exemplo de como a experiência e a educação podem abrir novos caminhos, mesmo dentro de uma mesma área como o futebol.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.