O sucesso esportivo do Amazonas Futebol Clube, fundado em 2019 na periferia de Manaus, é notável. Em apenas quatro anos, o clube, cuja mascote é uma onça-pintada em honra à fauna brasileira, conquistou seu primeiro título nacional, a Série C, revolucionando o cenário futebolístico do estado. Nenhuma outra equipe amazonense havia alcançado essa premiação desde 2006, quando o São Raimundo participou da Série B.
Agora em 2023, o quadro mudou drasticamente. O Amazonas FC, forjado de um espírito de competição com o Manaus, time criado cinco anos antes dele, escreveu seu nome nos livros de história. Na sede Armando Mendes, o time cresceu, transformando-se na primeira equipe de futebol do estado a levantar um troféu nacional.
Por trás dessa ascensão, estão figuras emblemáticas do futebol, como Ibson, ex-jogador do Flamengo e Corinthians. Atuando pelo Amazonas FC em 2022, antes de se aposentar, hoje é assistente técnico do clube e tem esperança no futuro. “Eu espero que o futebol continue crescendo por aqui, nosso estado merece mais destaque”, diz ele.
Qual foi o caminho para o sucesso?
A resposta começa no próprio ano de fundação do Amazonas FC. Como recém-chegado, o clube se esforçou e mudou o estigma ao subir para a elite estadual logo na primeira tentativa. Em 2022, o clube se transformou sob a liderança de Ângelo Márcio, que assumiu como executivo de futebol. A jornalista esportiva Larissa Balieiro afirma: “O clube tinha dinheiro, mas não tinha organização. Tudo mudou com a contratação de Ângelo.”
Sendo assim, o Amazonas FC superou adversidades, como a morte do técnico Ruy Scarpino, vítima da Covid-19, e com astros do futebol brasileiro, como Maykon Leite, Marion, Eduardo Ramos e o atacante Walter, formou um time forte. Um dos destaques é Sassá, ex-Cruzeiro e Botafogo, que se tornou a estrela do time.
Com seu brilhante desempenho, o Amazonas FC está preparado para disputar a Série B em 2024. O clube já está focado neste desafio, com o objetivo de não apenas participar, mas de se destacar e continuar a fazer história. Sassá, o atacante artilheiro, ressalta a força do time: “O Amazonas é um clube formado por pessoas simples, trabalhadoras e dedicadas, e que, apesar do pouco tempo de vida, já alcançou feitos enormes.”