Bélgica e Eslováquia se enfrentaram nesta segunda-feira (17), na estreia das duas equipes pela Eurocopa 2024. Os eslovacos surpreenderam e saíram de campo com a vitória pelo placar de 1×0. Mas o resultado poderia ter sido outro, já que o gol marcado pelo centroavante Romelu Lukaku aos 41 minutos do segundo tempo foi anulado por conta do auxílio de uma nova e moderna tecnologia.
As bolas da Eurocopa contam com um microchip que é capaz de perceber toques de mão, dos mais brutos aos mais sensíveis. Graças a essa nova tecnologia, foi possível perceber um toque de mão do belga Openda na jogada. Ele acabou levando vantagem sobre o marcador e fez o cruzamento para Lukaku, que mandou a bola para o fundo das redes. O VAR chamou o árbitro de campo para ver o lance, e ele interpretou vantagem do atacante belga na jogada, anulando o lance.
Com o resultado, a Eslováquia aparece na segunda colocação do Grupo E, atrás apenas da Romênia, que goleou a Ucrânia também nesta segunda-feira pelo placar de 3×0. Enquanto isso, a Bélgica vai ter que correr atrás do prejuízo se quiser buscar a classificação. Vale ressaltar que, na Euro, se classificam as duas primeiras seleções de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados.
Bélgica teve dois gols anulados em partida na Eurocopa
O lance polêmico foi apenas um dos gols anulados da Bélgica na partida. A equipe já havia tido um outro gol – também marcado por Lukaku – anulado. Mas no lance em questão, que também contou com participação do VAR, o centroavante estava impedido quando mandou para o fundo das redes.
Pressionada, a Bélgica volta a campo neste sábado (22), precisando vencer a Romênia se quiser manter chances de classificação. Vale ressaltar que os belgas estavam invictos desde dezembro de 2022, já que a última derrota da equipe havia sido na Copa do Mundo do Catar pelo placar de 2×0 contra o Marrocos. De lá pra cá, a equipe de Kevin De Bruyne havia conquistado dez vitórias e quatro empates.