Em uma recente partida do Campeonato Inglês, o Liverpool fez história ao alinhar em campo um time titular composto por jogadores de 11 nacionalidades distintas. A façanha ocorreu na goleada sobre o Brentford e é algo inédito na história do clube, que tem mais de 130 anos de participação no Campeonato Inglês. No entanto, nenhuma das vagas do time inicial foi ocupada por um jogador do Brasil.
O elenco que entrou em campo contra o Brentford era composto por jogadores da Irlanda, Irlanda do Norte, França, Holanda, Escócia, Japão, Argentina, Inglaterra, Portugal, Uruguai e Colômbia.
Como resultado, os quatro gols na esmagadora vitória por 4 a 1 foram marcados por jogadores de quatro nacionalidades diferentes: Darwin Núñez (Uruguai), Mac Allister (Argentina), Salah (Egito) e Gakpo (Gana). Além disso, o treinador da equipe, Jürgen Klopp, é alemão.
Liverpool na liderança do Campeonato Inglês
Com sua expressiva vitória sobre o Brentford, o Liverpool consolidou-se ainda mais no topo da tabela do Campeonato Inglês, chegando a 57 pontos. Já o Arsenal, que é o segundo colocado, possuí 55 pontos. Na próxima rodada, o Liverpool terá pela frente o Luton Town, em uma partida que acontecerá na próxima quarta-feira, em Anfield.
Essa estratégia de globalização na formação do time, sem dúvida, tem contribuído para o sucesso do Liverpool na temporada atual. A diversidade cultural e de estilos de jogo tem resultado em um futebol atraente e eficiente, permitindo que o clube esteja no topo do futebol britânico. Os torcedores esperam que a formação global do time possa dar frutos a longo prazo e essencialmente trazer ainda mais sucessos e troféus para Anfield.