Liquidação? Atlético abre as portas para mercado internacional e aceita negociar atacante pela metade do preço
Segundo o jornalista Fernando Esquível, do México, o Atlético fechou a venda do meia Yan Philipe, da base, para o Atlético San Luis. O clube mineiro vendeu 80% direitos econômicos do jogador para o clube mexicano. Ainda segundo o jornalista, Atlético pagou 1.5 milhão de dólares em um contrato até 2028, com possibilidade de extensão por mais 1 ano.
A intenção do Atlético-MG era manter uma parcela dos direitos econômicos de Yan, de 19 anos, que tinha vínculo com o clube até o final de 2025. O Atlético San Luis, vinculado ao Atlético de Madrid desde 2017 e atualmente sob o comando do brasileiro Gustavo Leal, ganha o reforço de um jovem com bastante potencial.
Atacante era cria da base mineira
Yan Philipe estava no Atlético-MG desde a categoria sub-15, destacando-se também nas seleções de base. Em 2022, o meia teve sua primeira convocação para o time profissional, estreando no Campeonato Brasileiro contra o Botafogo. Contudo, no ano seguinte, não encontrou espaço no grupo principal.
Na edição mais recente da Copa São Paulo de Futebol Júnior, Yan foi o camisa 10 do Atlético-MG, participando de três jogos e marcando dois gols. Uma lesão muscular o impediu de estar presente nos confrontos decisivos, culminando na eliminação precoce do clube na segunda fase diante do Sfera.