Rodrigo Caetano, diretor do Atlético-MG, foi suspenso por 45 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O gancho aplica-se somente aos jogos do Campeonato Brasileiro, permitindo a participação do diretor no clássico de sábado contra o Cruzeiro, referente ao Campeonato Mineiro, na Arena MRV. O clube deve apelar da decisão da 3ª comissão disciplinar.
Rodrigo foi penalizado de acordo com o artigo 258, por decorrência das afirmações relatadas pelo árbitro Sávio Pereira Sampaio, no jogo contra o São Paulo, que aconteceu no dia 2 de dezembro do ano passado, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Na acusação, o diretor foi denunciado sob outro artigo, o 243-F, que pedia punição de 90 dias e uma multa de R$ 40 mil, mas foi desclassificado.
Na súmula, Sávio relatou que Caetano dirigiu-se a ele na saída para o intervalo, em um dos corredores do Mineirão, com as seguintes palavras: “Eu quero saber o que a família tem contra o Galo. Quando não é seu irmão, é você prejudicando a gente.” Além da suspensão de Caetano, o Atlético também foi multado em R$ 17 mil devido ao atraso de sete minutos no início da partida, resultante da falta de visibilidade por causa da fumaça no gramado.
Histórico de Penalizações
Vale lembrar que, no ano passado, Rodrigo Caetano foi suspenso por 60 dias em decorrência de ofensas direcionadas a Wilton Pereira Sampaio, irmão de Sávio. Inicialmente, Caetano foi suspenso por 30 dias, tendo a pena aumentada para 60 dias ao recorrer da decisão. O diretor somente foi liberado para entrevistas e presença nos vestiários do Galo na reta final do Brasileirão.
Atualmente, a permanência de Rodrigo Caetano no Atlético-MG é incerta, havendo negociações com a CBF para assumir o cargo de diretor de seleções. Embora o executivo tenha contrato com o Atlético, não existem multas aplicáveis pelo seu possível desligamento do clube, algo recentemente acertado com a diretoria mineira. Há a informação de que ele tem trabalhado junto ao técnico Dorival Júnior, algo que pode influenciar nas definições futuras.