Finalmente foi comprovado! Palmeiras já tem mundial coisa nenhuma
A Fifa, prestes a lançar um novo formato do Mundial de Clubes no ano que vem, divulgou esta semana novos detalhes sobre a Copa Intercontinental da Fifa, que acontecerá ainda neste ano. Uma das atualizações fornecidas pela entidade inclui a revisão da lista de campeões mundiais, na qual o Palmeiras não figura entre os vencedores.
Segundo a entidade, o primeiro título reconhecido como mundial foi o do Real Madrid, em 1960, e a partir desse momento, a organização passou a considerar os vencedores do torneio como campeões mundiais. Por essa razão, clubes brasileiros como Corinthians, Internacional, São Paulo, Grêmio, Flamengo e Santos estão presentes na lista.
Embora oficialmente a Fifa nunca tenha reconhecido o título conquistado pelo Palmeiras em 1951 na Copa Rio como um Mundial de Clubes, algumas declarações da entidade geram dúvidas sobre o status desse título. Em 2024, por exemplo, foi divulgado uma ata de uma reunião realizada em 2014, traduzida para o português e juramentada, que supostamente teria reconhecido o Verdão como campeão mundial.
Apesar de não haver um pronunciamento oficial que confirme de forma definitiva o reconhecimento do título como mundial, o documento inclui um trecho em que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicita à Fifa o reconhecimento da Copa Rio de 1951 como um título mundial. A ata é assinada por Jérôme Valcke, que na época era o secretário-geral da entidade.
Dúvida no Palmeiras
Em diversas ocasiões, a Fifa se referiu ao Palmeiras como “campeão global” e “campeão mundial”, o que poderia sugerir um reconhecimento de que o clube conquistou um título mundial de clubes. Em 2022, durante a disputa daquela edição do torneio, a entidade também se referiu ao Alviverde como campeão do mundo em uma entrevista com o atacante Rony.