Filipe Luís elege jogador do Atlético-MG como um dos melhores do Brasil e pede contratação para o Flamengo
A temporada de 2023 marcou a aposentadoria de alguns grandes nomes do futebol brasileiro e as últimas rodadas do Brasileirão viriam belas homenagens a Filipe Luís, Réver e Fábio Santos. Desses três, os dois primeiros citados já anunciaram que pretendem seguir carreira no futebol e já tem buscado cursos profissionalizantes para isto.
Filipe Luís, que para muitos foi um dos jogadores mais inteligentes do mundo, já anunciou o seu desejo em virar treinador e tem feito cursos da CBF para a obtenção das licenças necessárias para isto. Muito identificado com o Flamengo, o ex-lateral deu uma reveladora entrevista ao Charla Podcast e perguntado sobre quem contrataria para o Mengão caso fosse técnico, rasgou elogios a jogadores como Dudu e Paulinho:
“Dudu. Para mim, é o melhor, dos que não estão no Flamengo.. O duelo mais difícil do Brasil é com o Dudu. Gosto de muitos jogadores do Palmeiras. Gosto muito do Juninho Capixaba (RB Bragantino). Gosto do lateral que o Corinthians contratou, o Hugo, que era do Goiás. Do Nino (Fluminense). Ele é fenômeno. O André (Fluminense). Não vai durar aqui.
Do São Paulo, gosto muito do Nestor. Lucas Moura nem se fala. Gostei do Welington, lateral-esquerdo. O Beraldo. Bom jogador. Não vai durar aqui. (…) Alan Patrick (Internacional), craque da bola. Gosto demais do Renê (Internacional), mas já passou pelo Flamengo. Paulinho, do Galo, joga para caramba. Nossa. Jogadoraço.”, disse Filipe.
Relembre a carreira de Filipe Luís
Revelado pelo Figueirense em 2004, ele rodou diversos clubes da Europa por empréstimo até se firmar no Deportivo La Coruña, onde ficou até 2010 quando se transferiu para o Atlético de Madrid. Pelos Colchoneros viveu uma das melhores fases de sua carreira e empilhou títulos vencendo a Europa League, a Supercopa da UEFA, o Campeonato Espanhol e a Taça da Espanha.
Seu bom desempenho o levou para a Premier League, a maior liga de clubes do mundo onde brilhou com a camisa do Chelsea. Pelos Blues, Filipe conquistou os títulos da Premier League e da Copa da Liga. Apesar de uma temporada de sucesso na Inglaterra, o lateral sentia que Londres não era sua casa e voltou para Espanha novamente para defender o Atleti, onde conquistou mais uma Liga Europa e mais uma Supercopa da UEFA.
Em 2019 era a hora de voltar para sua terra natal e F. Luís veio para o Flamengo, seu clube de coração. A primeira temporada não poderia ter sido melhor e ele foi fundamental na conquista dos títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores. No ano seguinte ainda venceu o Brasileirão mais uma vez e em 2022 fez parte do grupo campeão da Copa do Brasil e da Libertadores.
Ao longo de sua carreira o lateral também colecionou convocações para a Seleção Brasileira, tendo vencido a Copa das Confederações de 2013, a Copa América de 2019 e jogado as Copas do Mundo de 2014 e 2018.